0

Como limpar porcelanato de cozinha: veja dicas e quais produtos usar

Saiba tudo sobre como limpar porcelanato de cozinha: veja quais são os produtos recomendados, o que não usar e truques para remover manchas

1 ago 2019
16h55
  • separator
  • 0
  • comentários

O porcelanato é um material versátil, muito resistente e, devido às suas opções de acabamento, pode ser aplicado em diversos cômodos, como a cozinha. Apesar da sua resistência, alguns cuidados precisam ser tomados para que o porcelanato não fique manchado, arranhado ou amarele com o tempo. Saiba como limpar porcelanato de cozinha para manter sua aparência bonita e bem conservada.

Saiba como limpar porcelanato de cozinha e quais produtos usar
Saiba como limpar porcelanato de cozinha e quais produtos usar
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como limpar porcelanato de cozinha: veja dicas e quais produtos usar

Rotina de limpeza do porcelanato

O porcelanato é um material bem fácil de limpar e, apesar da atenção necessária para a escolha de produtos, o processo é rápido e pode ser feito em poucos passos. Confira a seguir:

1) Varra o piso para retirar resíduos sólidos que podem arranhá-lo durante a limpeza.

2) Limpe o porcelanato com uma mistura de água e sabão ou detergente neutro. Utilize apenas 10 ml para cada 5 litros de água.

3) Retire os resíduos de sabão com um pano molhado.

4) Utilize um pano seco para secar o piso.

O tipo de acabamento mais utilizado para cozinhas é o estruturado, pois ele absorve um pouco da água e funciona bem em ambientes úmidos como cozinha e banheiro. Se esse for o tipo de porcelanato utilizado na sua cozinha, não há necessidade de secá-lo totalmente.

Limpeza profunda

Caso sinta necessidade de fazer uma limpeza completa, você pode utilizar um produto específico de limpeza de porcelanato ou saponáceo cremoso para remover pequenas manchas. Água sanitária também pode ser aplicada, mas precisa ser muito diluída para evitar que danifique o piso: nunca ultrapasse 5 colheres de chá por litro de água.

Produtos caseiros também podem ser utilizados, mas é necessário ter atenção aos ingredientes, pois produtos muito fortes não podem ser aplicados no piso. O vinagre é uma ótima opção para fazer a limpeza: se diluído, assim como a água sanitária, ele é capaz de retirar manchas.

O que não usar para limpar porcelanato

Fuja de produtos que contenham flúor na composição: limpadores de alumínio, removedores de ferrugem e cloro não devem ser utilizados em hipótese alguma e é preciso ter cuidado para não derrubá-los sobre o piso também. Seu contato com o porcelanato pode causar manchas e afetar o esmalte que dá brilho. Quanto aos objetos, não use a parte áspera das esponjas e muito menos as palhas de aço.

Como evitar manchas no piso de porcelanato

O melhor jeito para evitar dores de cabeça é limpando manchas em potencial imediatamente. Ou seja, se derramar um suco ou molho, limpe o mais rápido possível. Para alguns tipos mais específicos, existem alguns truques: Para marcas de calçados, utilize um objeto de borracha para esfregar a marca e retirá-la. Em caso de sujeira com pigmentos, como canetas coloridas, utilize álcool para remover a sujeira e depois aplique um pano úmido.

Dicas para manter o porcelanato da cozinha bonito

1) Evite riscos no chão e sujeiras de sapatos colocando tapetes nos acessos do cômodo e locais mais utilizados, como na pia e no fogão.

2) Utilize feltros e antideslizantes nos pés dos móveis. Isso evita que eles arranhem o piso durante uma troca de posição, mesmo que pequena, ou marquem o chão com os pés.

3) Por fim, siga as instruções do fabricante para que o piso se mantenha perfeito pelo maior tempo possível.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade