0

Como limpar parede da cozinha: veja as dicas e os produtos certos

Todas as partes da casa merecem uma faxina completa: ainda mais a cozinha! Por isso, confira como limpar parede da cozinha e arrase na próxima limpeza.

27 jul 2019
12h45
  • separator
  • 0
  • comentários

A cozinha é, com certeza, um dos lugares da casa que fica sujo com mais facilidade. As diversas receitas que preparamos sempre deixam a louça suja ou espalham gordura por alguns lugares. E ainda existem aquelas partes da cozinha que muitas vezes esquecemos de limpar como os azulejos e as paredes. Por isso, é importante que a limpeza sempre seja a mais completa possível! Veja as nossas dicas de como limpar parede da cozinha e arrase na sua próxima faxina.

Como limpar parede da cozinha: veja as dicas e os produtos certos

Como limpar parede da cozinha: confira os truques e produtos certos
Como limpar parede da cozinha: confira os truques e produtos certos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Descubra do que é feita

Para começar a limpeza nas paredes da sua cozinha, primeiro descubra que tipo de tinta existe ali. A gente sabe que pode ser um pouco complicado se não foi você que pintou, mas tente fazer um teste com um pano úmido e veja se a tinta desbota com facilidade. Você também pode optar por usar os produtos menos abrasivos se não tem certeza da tinta usada. Dica: mesmo em paredes que não são brancas, os cuidados de limpeza devem ser os mesmos.

Sujou limpou

Um truque muito bom para evitar que sua parede fique muito suja é limpar na mesma hora que sujar. Assim que perceber que a parede ficou suja, pegue um pano úmido com um pouquinho de detergente e passe. Isso vai impedir que as sujeiras sequem e o trabalho fique mais complicado. Além disso, tenha em mente um ritual de limpeza e não se esqueça de limpar esses lugares. Muitas vezes a parede é negligenciada, mas devemos limpá-las sempre que possível. O ideal é que sempre, durante a faxina da cozinha, você faça uma limpeza mais pesada nas paredes. Dica: durante a semana você pode só passar uma vassoura com uma pano seco para tirar sujeiras, teias de aranha ou qualquer outra mancha mais leve.

Não esfregue, nem circule

Um dos erros que as pessoas costumam fazer ao limpar as paredes é na hora de passar o pano ou esponja. Você deve começar sempre de fora para dentro da área atingida e nunca fazer movimento circulares. O ideal é que você passe o pano ou a esponja de forma delicada e na horizontal ou vertical da mancha. Assim, você impede que a gordura e sujeira acumulada se espalhem para o resto da parede.

Cada produto serve para um tipo de faxina

Certos produtos ou itens de limpeza são adequados para um tipo de mancha ou sujeira e outros não. Por isso, saiba muito bem o que usar e quando usar. Muitas vezes uma mistura de água morna e detergente neutro já resolve o problema. Se a parede estiver muito engordurada, você também pode optar por essa mistura, mas lembre-se de deixar o detergente agir por alguns minutos. Para retirar o mofo, aposte em 1/4 de xícara de vinagre para 1 litro de água morna. O mesmo pode ser usado para manchas escuras que podem se formar com o tempo. Dica: sempre use esponjas macias, panos limpos e escovas com cerdas moles.

As tintas à base de água precisam de cuidado redobrado. Por isso, se você tem crianças em casa, usa muito a cozinha e sente que suas paredes ficam sujas com facilidade, o ideal é apostar em tintas laváveis! Seguindo essas dicas e não esquecendo de ficar de olho nas tomadas e utensílios durante a limpeza, sua cozinha ficará sempre organizada e limpa.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade