0

Como limpar panelas de inox: saiba como lavar e retirar manchas

Veja como limpar panelas de inox e descubra como lavar corretamente a panela no dia a dia, como retirar manchas e indicações de uso

3 jun 2019
17h34
  • separator
  • comentários

35Todo mundo tem uma dúvida ou outra sobre como limpar panelas: o que fazer para que elas durem mais e não fique arranhadas? Na hora de comprar esses utensílios, muita gente opta pelas panelas de inox, mas fica na dúvida sobre como limpá-las. Quer esclarecer esse assunto? Confira a seguir como limpar panelas de inox corretamente:

Como limpar panelas de inox: confira as dicas
Como limpar panelas de inox: confira as dicas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como limpar panelas de inox: saiba como lavar e retirar manchas

Como preservar a panela de inox

Fabricantes de panelas de inox costumam fazer duas recomendações para que as panelas tenham uma longa e bela vida. A primeira é: use fogo brando! Dessa forma, as chances de o alimento grudar no fundo da panela quando elas começarem a se desgastar são muito menores. A segunda é sobre a chama do fogão: não deixe-a ultrapassar a base da panela. Isso pode causar manchas bem difíceis de serem removidas. Se você utiliza chapa elétrica, atente-se para que o diâmetro dela não seja maior que o diâmetro da base da panela.

Limpeza do dia a dia

Para lavar a panela no dia a dia, use sempre o lado macio da esponja e não deixe no escorredor para secar. O cloro presente na água mancha a panela e a deixa mais escura, por isso, finalize a limpeza secando-a com papel-toalha após tirar o excesso da água.

Como remover manchas da panela de inox

Você pode remover manchas internas de panelas de inox utilizando limão ou vinagre. O processo é o mesmo: esprema o limão ou espalhe vinagre em cima da parte manchada e espere agir por 15 minutos. Depois, lave com água e sabão. No caso de manchas externas, esfregue o limão ou o vinagre sobre a mancha utilizando uma esponja macia. O enxágue deve ser feito do mesmo jeito.

Como tirar manchas antigas ou resistentes

Se você acabou deixando para limpar a mancha depois e agora está difícil de removê-la, saiba que tudo não está perdido! Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna, formando uma pastinha. Esfregue suavemente com o auxílio de uma esponja macia, seguindo o mesmo sentido da panela. Por fim, enxágue com água morna e seque.

Agora que você já sabe como limpar panelas de inox, não precisa ter medo de fazer receitas novas! Experimente as receitas de pizza na frigideira, crepioca, pão de queijo de frigideira e muitas outras do TudoGostoso!

TudoGostoso
  • separator
  • comentários
publicidade