3 eventos ao vivo

Como limpar língua de boi: confira as dicas do TudoGostoso

Se você ama pratos diferentes, essas dicas são para você! Veja no TudoGostoso como limpar língua de boi e deixe essa carne pronta para uma receita deliciosa.

26 set 2019
16h03
  • separator
  • 0
  • comentários

A língua de boi é uma iguaria que divide opiniões: ou você ama, ou você odeia! Essa carne é supereconômica e pode ser preparada de várias maneiras. Normalmente ela é encontrada nos mercados pronta para o cozimento, mas, se esse não é o caso, fique ligado no TudoGostoso! A gente te ensina como limpar língua de boi com algumas dicas muito simples. Então, escolha a sua receita favorita e comece a preparar essa delícia.

Como limpar língua de boi: confira as dicas do TudoGostoso

Como limpar língua de boi: veja as dicas do TudoGostoso
Como limpar língua de boi: veja as dicas do TudoGostoso
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Escolha bem a carne

Quando for escolher a língua de boi, dê preferência para as menores! Elas levam menos tempo para limpar, temperar e cozinhar. Além disso, fique sempre de olho na procedência da carne. A língua de boi é um corte que tem a validade muito curta, ela perde o frescor com rapidez. Por isso, compre o ingrediente em um lugar de confiança e não perca tempo para prepará-lo ou congelá-lo.

Lave e cozinhe tudo muito bem

Existe mais de um jeito de limpar a língua e todos eles são bem fáceis. A primeira coisa que você deve fazer é lavar a língua em água corrente. Use uma escovinha ou esfregue metade de um limão por toda a carne. Dica: você também pode deixá-la de molho na água gelada com um pouco de limão e ir descartando a água. Depois dessa pré-limpeza, coloque-a em uma tábua e pegue uma faca afiada. Nessa hora você pode, ou não, retirar as amígdalas e alguns pedaços de gordura. Após essa parte, leve a língua para ferver. E você pode:

Cozinhar na panela normal: aqui, você vai colocar a língua durante alguns minutos (o ideal são 20 minutos, mas fique de olho) para cozinhar. Você pode usar algumas gotas de suco de limão, louro ou até mesmo caldo de galinha (vai depender de como você irá preparar a língua de boi depois).

Cozinhar em uma panela de pressão: a diferença aqui é o tempo: você vai deixar ferver pela metade do tempo usado na outra panela. Você também pode usar temperos e caldos para esse processo.

Finalize a língua de boi

Depois que a língua estiver fervida, retire-a da panela com cuidado. Coloque-a em cima de uma tábua e deixe esfriar um pouco. Com o auxílio de um pano de prato e uma faca, raspe e retire toda a pele que fica por fora. Você precisa arrancar toda a crosta mais grossa que envolve a língua do boi. Aproveite e limpe outras áreas, retirando pedaços de gordura e cartilagem que ainda possam estar ali. Depois que você terminar, a língua estará pronta para a receita escolhida ou até mesmo para ser congelada.

Dica: se você resolver fazer a língua de boi logo após a limpeza, dê leves batidinhas com o martelo de carne. Tempere bem e deixe marinando por algum tempo. Depois é só fritar, cozinhar ou assar a língua!

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade