0

Como limpar filtro de barro: confira o passo a passo simples

Sabia que o filtro de barro é muito eficiente para retirar impurezas da água? Confira no blog do TudoGostoso o passo a passo de como limpar filtro de barro

3 ago 2019
10h01
  • separator
  • 0
  • comentários

O filtro de barro é uma invenção brasileira que, mesmo depois de tantos avanços tecnológicos, continua sendo o modo mais eficaz de filtrar água, capaz de eliminar a maior quantidade de partículas prejudiciais ao corpo humano. No entanto, para que ele tenha a maior eficácia possível, é preciso limpá-lo regularmente. Saiba como limpar filtro de barro e mantenha seu filtro funcionando de maneira eficiente.

Confira o passo a passo de como limpar filtro de barro e mantenha seu filtro funcionando na máxima eficiência
Confira o passo a passo de como limpar filtro de barro e mantenha seu filtro funcionando na máxima eficiência
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como limpar filtro de barro: confira o passo a passo simples

Antes de começar, verifique se o filtro veio acompanhado do manual de instruções. É importante priorizar sempre as instruções do fabricante para montar, desmontar e limpar o filtro.

1) Comece lavando bem as mãos para não contaminar o filtro com microrganismos indesejados.

2) Separe as partes do filtro para limpá-lo.

3) Com o auxílio do lado macio de uma esponja, utilize apenas água para limpar o filtro de barro. Use somente materiais macios para não alterar a porosidade do filtro, que é importante para o processo de purificação da água. Também não use utensílios usados para outras limpezas, pois é possível que pequenos resíduos contidos neles contaminem a água.

4) Enxágue o filtro para retirar as impurezas que a esponja soltou.

5) Monte o filtro novamente e está pronto para usar mais uma vez.

Esse procedimento deve ser aplicado até mesmo caso filtro esteja mofado. A aplicação de materiais de limpeza mais fortes como limão, álcool e bicarbonato não é recomendada, pois, além de passarem o gosto para a água, se alojam na parte porosa do filtro e prejudicam seu funcionamento.

Limpando a vela do filtro

A quantidade de água que sai do filtro está diretamente relacionada à vela do filtro de barro: quando o fluxo diminui, é sinal de que ela precisa ser lavada. Para fazer essa limpeza, os passos são bem simples:

1) Comece com as mãos limpas, desenroscando a vela do filtro.

2) Coloque-a na água corrente (não precisa ser filtrada) e, com as mãos ou o lado macio de uma esponja, limpe toda a vela. Com o tempo, é normal que a vela fique um pouco mais amarelado. A vida útil varia de acordo com a quantidade e qualidade da água filtrada, mas gira em torno de 6 meses.

3) Por fim, espere a vela secar para encaixá-la no filtro.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade