1 evento ao vivo

Como limpar cooktop: confira as dicas

Confira as dicas de como limpar cooktop e veja quais são os cuidados necessários para mantê-lo funcional e com um visual de novo

6 ago 2019
18h58
  • separator
  • 0
  • comentários

O cooktops são aparelhos práticos que consistem em uma única placa e podem substituir o fogão para realizar receitas de panela. Por possuírem uma aparência moderna, muitas pessoas optam por adquiri-lo, seja para a própria casa ou para transportá-lo com facilidade de um lugar para o outro. No entanto, para manter a boa aparência do cooktop, é necessário tomar alguns cuidados extras, pois comparado ao fogão tradicional, o cooktop tende a manchar com mais facilidade. Confira como limpar o cooktop com dicas do TudoGostoso para diversos tipos e saiba como manter seu aparelho bonito e funcional.

Aprenda como limpar cooktop e manter a boa aparência do aparelho com dicas simples
Aprenda como limpar cooktop e manter a boa aparência do aparelho com dicas simples
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como limpar cooktop: confira as dicas para limpar diversos tipos

A primeira coisa que um dono de cooktop precisa saber sobre a limpeza do aparelho é uma dica simples, mas que vai facilitar muito a limpeza e evitar danos permanentes: limpe de maneira básica seu cooktop assim que notar sujeiras. Restos respingos de molhos podem corroer a superfície esmaltada. Retire-os assim que possível, assim como pequenos fragmentos de comida. Caso passe muito tempo, esses fragmentos podem endurecer e a chance de arranhar seu aparelho ao retirá-los aumenta. Veja como proceder com cada tipo de cooktop:

Cooktop a gás

1) Cheque todos os botões e certifique-se de que o gás não está aberto.

2) Assim como um fogão, retire as partes removíveis do aparelho.

3) Limpe as grelhas e queimadores com uma mistura de água e detergente neutro. Produtos como amônia e ácidos, como produtos para limpar o forno, não são recomendados pois afetam o acabamento do cooktop.

4) Aplique a mesma mistura na superfície do aparelho para completar a limpeza, sempre utilizando materiais não abrasivos, como o lado macio da esponja e panos úmidos.

5) Ao finalizar a limpeza, cheque se não há resíduos no queimador que possam prejudicar a chama da boca.

Cooktop elétrico

1) Espere o cooktop esfriar para começar a limpeza, pois o choque térmico pode causar manchas irreversíveis.

2) Utilize apenas esponjas não abrasivas, panos úmidos e sabão ou detergente neutro para a limpeza, sem aplicar água diretamente. O líquido pode penetrar o cooktop e danificar estruturas elétricas.

3) Ao esfregar utensílios de limpeza, não aplique muita pressão ao aparelho.

Atenção: caso seu cooktop seja por indução, não utilize objetos metálicos para a limpeza. Além de perigoso, isso pode fazer com que ele perca a função de condução de calor por metais.

Cooktop de vidro

1) Sua limpeza é uma das mais simples. Comece limpando restos de alimentos úmidos com um pano ou esponja. Caso estejam secos, umedeça para não arranhar o cooktop ao retirá-los.

2) Com o cooktop frio, limpe normalmente com um objeto não abrasivo e detergente ou sabão neutro. Se sentir necessidade, utilize produtos sem cloro e sem amônia.

3) Seque o aparelho com um pano para evitar manchas causadas por produtos de limpeza e água.

Cooktop de inox

1) O material desse cooktop é o mais propenso a manchas e arranhões, por isso, evite a todo custo utilizar produtos corrosivos e abrasivos. Assim como nos os outros modelos, utilize sabão ou detergente neutro e objetos não abrasivos em toda a sua extensão.

2) As chapas de alguns modelos podem ser feitas de ferro fundido. Se esse for o caso do seu modelo, é necessário esperar que elas esfriarem, pois o contato a água gelada pode fazer as chapas racharem ou descascarem ao longo do tempo.

Precauções de uso do cooktop de vidro

Agora que você já sabe limpar seu cooktop, outros cuidados também precisam ser tomados para mantê-lo como novo, em especial se a superfície dele é esmaltada:

1) Procure utilizar somente panelas de fundo reto: essa precaução reduz os riscos de arranhões no cooktop.

2) Utilize panelas compatíveis com o tamanho da boca do aparelho: panelas com o diâmetro maior também podem arranhá-lo.

3) Equipamentos de limpeza a vapor estão fora de cogitação: eles podem enferrujar o aparelho e danificar a parte elétrica.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade