1 evento ao vivo

Como limpar boca do fogão queimada: veja o que fazer

Descubra como limpar boca do fogão queimada e aprenda como fazer uma limpeza simples com produtos de casa para deixar seu eletrodoméstico como novo

16 jul 2019
18h33
atualizado em 17/7/2019 às 11h03
  • separator
  • 0
  • comentários

Muitas vezes olhamos para o fogão e pensamos que ele já não está mais tão bonito quanto antes, com marquinhas de uso e bocas do fogão queimadas e manchadas. Mas há um jeito de resolver isso! Com ingredientes comuns na cozinha, é possível retirar essas marcas e fazê-lo ficar novinho em folha: saiba como limpar boca do fogão queimada com as dicas selecionadas pelo TudoGostoso a seguir.

Veja como limpar boca do fogão queimada e deixe seu eletrodoméstico novinho em folha
Veja como limpar boca do fogão queimada e deixe seu eletrodoméstico novinho em folha
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como limpar boca do fogão queimada: veja o que fazer

Limpeza básica

Antes de começar a limpar a fundo as bocas queimadas do fogão, comece com a limpeza básica para retirar sujeiras mais superficiais e desentupir as saídas das bocas. Retire a parte desmontável das bocas e utilize uma esponja com sabão ou detergente para lavá-las. Caso essa limpeza não seja o suficiente para eliminar os sinais da boca queimada, você vai precisar de mais alguns produtos da cozinha para remover as marcas.

Limpeza profunda

Esfregue uma esponja de aço nas peças de metal ainda molhadas para retirar resíduos encrustados. Se necessário, faça a próxima etapa de limpeza. A escolha dos ingredientes vai variar de acordo com o estado da boa do seu fogão: quanto mais sujeira, mais produtos serão necessários. Ferva as peças com uma dessas misturas por 10 minutos:

Água e vinagre

Água, vinagre e detergente

Água, vinagre, detergente e sal

Água, vinagre, sal e saponáceo em pó

Por fim, quando as peças da boca do fogão esfriarem, esfregue-as novamente com uma esponja de aço. No caso da tampa da boca ser esmaltada, esfregue-a com a esponja seca. Use um limpador de inox para dar brilho às peças antes de montá-las novamente no fogão.

Faça pequenas limpezas frequentes

Uma maneira simples de contornar as dificuldades de limpar a boca de fogão queimada é "dar uma geral" de vez em quando para evitar que a sujeira se acumule e torne a limpeza mais difícil depois. De acordo com a frequência que usa seu fogão e a quantidade de frituras que faz nele, use um produto multiuso ou desengordurante no seu eletrodoméstico e, caso note que a boca está queimada, não deixe para limpar depois, pois será mais trabalhoso remover a sujeira.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade