0

Como limpar azulejo de cozinha: veja as dicas

Confira as dicas do TudoGostoso e aprenda como limpar azulejo de cozinha: veja como tirar a gordura que se acumula nas paredes

8 set 2019
10h01
  • separator
  • 0
  • comentários

Todo mundo sabe que o TudoGostoso está sempre aqui para sempre mostrar as melhores receitas. E depois de preparar alguma coisa, é quase impossível sua cozinha não estar um pouco suja. Principalmente se o prato envolver fritura ou usar algum tipo de gordura. Mas para que você não precise parar de fazer essas delícias aí na sua casa, a gente ensina algumas dicas de como deixar tudo limpo depois. Confira e aprenda como limpar azulejo de cozinha.

Como limpar azulejo de cozinha: veja as dicas do TudoGostoso

Como limpar azulejo de cozinha: confira as dicas do TudoGostoso
Como limpar azulejo de cozinha: confira as dicas do TudoGostoso
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Preparando-se para a limpeza

Antes de começar o processo de limpeza dos azulejos, organize o que você irá usar. Escova de cerdas macias, panos limpos e secos, esponja, luvas de borracha e produtos de limpeza são essenciais. Além disso, teste todo e qualquer material antes de passá-lo na parede inteira. Passe um pouco em apenas um ponto do azulejo e veja como o material reage. Se tudo der certo, você já está liberado para usá-lo na parede inteira. Isso impede que você manche sua parede com alguma mistura muito forte. Outra dica importante: passe um pano seco e limpo nos azulejos antes da limpeza completa. Isso vai adiantar o serviço e retirar a camada superficial da bagunça.

O que e como usar?

A escolha dos produtos certos também é uma das partes importantes de como limpar azulejo de cozinha. E para fazer isso, você primeiro deve observar o estado de toda a sujeira. Se os azulejos estiverem com uma camada fina de gordura e pouca sujeira, você pode investir em misturas mais leves. Entretanto, se a sujeira estiver bem pesada e grossa, escolha materiais mais fortes para um resultado melhor. O TudoGostoso vai te mostrar algumas misturas caseiras e de produtos prontos, que podem te ajudar a limpar com facilidade os azulejos:

Desengordurantes industrializados: vendidos facilmente nos mercados, esses produtos prometem deixar sua parede brilhando. É só borrifar ou passar um pouco e deixar agir por alguns minutos. Logo após, limpe com um pano úmido.

Detergente neutro e água morna: misture 1/2 xícara de detergente neutro com um litro de água e passe nos azulejos. Essa mistura é ideal para uma limpeza mais leve e diária.

Vinagre e suco de limão: você pode misturar 1 xícara de vinagre, 1 xícara de suco de limão e um pouco de água. Essa mistura deve ser deixada nos azulejos por pelo menos 15 minutos.

Bicarbonato de sódio e água morna: misture 1 colher (sopa) de bicarbonato com um pouco de água até formar uma pasta. Passe a mistura nos azulejos e deixe de molho por 20 minutos. Logo após, limpe com um pano úmido.

Dica importante: tem azulejo branco e não sabe como limpá-los? Misture 1 colher (sopa) de amido de milho com 1 litro de água. Deixe agir por um tempo, passe um pano úmido e um pano seco para finalizar.

Muito cuidado para não arranhar seus azulejos
Muito cuidado para não arranhar seus azulejos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Frequência de limpeza

Outro ponto importante de como limpar azulejo de cozinha: o tempo. Quanto mais tempo você demorar para limpá-los, mais engordurados e sujos eles vão ficar. Por isso, o ideal é que você faça uma limpeza leve frequentemente (acabou de cozinhar? Dê uma leve limpada com um pano e detergente neutro) e uma mais pesada toda semana. Além disso, fique de olho no rejunte desses azulejos. Pode ser que eles também fiquem muito engordurados e cheios de sujeira. Se isso acontecer, não se esqueça de dar uma atenção especial para eles durante a limpeza. Use desengordurantes, uma escova de cerdas macias ou uma esponja. Esfregue bem e deixe os produtos agirem. Se for necessário, raspe delicadamente com um palito as sujeiras grudadas. Dica: na hora de limpar o rejunte, fique ligado para não arranhar os seus azulejos.

Conservação e cuidado

Depois que você esfregou e enxaguou, finalize com um pano úmido e um pano seco. O pano úmido vai retirar o que sobrou de produtos de limpeza ou a própria sujeira. E o pano seco dará um brilho especial para os azulejos. Você ainda pode passar uma mistura de 1/2 xícara de lustra móveis com 1 litro de água por todos eles. Isso vai formar uma camada de proteção que vai impedir que a gordura grude com facilidade. Além disso, fique atento para o estado da sua parede. Se você perceber que ela precisa de uma limpeza, mesmo fora da sua rotina, não hesite em fazer. Mais tarde isso irá te poupar tempo e dinheiro com produtos fortes.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade