0

Como limpar a grade do fogão: confira o passo a passo no TudoGostoso

Veja um truque simples e aprenda como limpar a grade do fogão: veja de qual elemento você precisará para acabar com a gordura e sujeira

8 jan 2020
18h11
  • separator
  • 0
  • comentários

A cozinha é um dos lugares da casa que suja com mais facilidade, principalmente quando se tem o hábito da fazer frituras. É normal o fogão ficar completamente sujo depois do preparo de pratos como bife à milanesa, batata frita ou bolinho de bacalhau. Mas o TudoGostoso separou algumas dicas para te ajudar na próxima faxina. Confira como limpar a grade do fogão sem esforço. Veja o passo a passo e deixe tudo limpinho!

Como limpar a grade do fogão: confira o passo a passo no TudoGostoso

Como limpar a grade do fogão: confira o passo a passo
Como limpar a grade do fogão: confira o passo a passo
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Limpeza leve

O TudoGostoso já te deu essa dica: a limpeza constante reduz tempo e esforço. Por isso, quanto menos tempo você deixar entre uma limpeza e outra, melhor. O ideal é limpar uma vez por semana ou sempre que você fizer algum tipo de fritura. Assim, você estará livre de crostas de gordura mais complicadas de saírem na limpeza leve. Fique tranquilo e use apenas um pouco de desengordurante ou detergente na hora da faxina. Os desengordurantes são fáceis de serem achados nos mercados, só fique ligado nas embalagens e compre o tipo ideal para seu fogão. Ou você pode usar apenas detergente, uma esponja firme e água quente (pode misturar um pouco de bicarbonato e vinagre na hora dessa limpeza).

Faça movimentos fortes para retirar a sujeira, mas com cuidado para não estragar seu fogão.
Retire todos os focos de gordura, e se precisar deixe as grades de molho na água quente com detergente. Lave normalmente depois, deixe secando naturalmente e coloque no fogão de novo.

Limpeza pesada

Agora, se você é daqueles que deixa tudo para a hora da faxina mais pesada, essa dica é para você! Esse truque é perfeito para aquelas grades que ficaram mais de 1 semana sem limpeza ou estão muito engorduradas. A crosta de sujeira pode parecer complicada de retirar, mas a gente jura que seguindo esse passo a passo você vai conseguir!

Você precisa primeiro retirar com cuidado todas as grades do fogão. Coloque-as em um saco plástico grosso e firme, que aguente a limpeza (você também pode usar mais de um saco ou saquinhos individuais de zip lock). Despeje um pouco de amônia dentro dos sacos Dica:você encontra facilmente garrafinhas de 100 ml na maioria das farmácias. O ideal é usar umas 4 colheres (sopa) para cada grande. Ou ainda, coloque o conteúdo em frascos de spray para espalhar melhor a amônia (não misture com nada, é só a amônia). Não se esqueça de procurar um lugar arejado, usar luvas de borracha e máscara durante o processo, pois a amônia tem cheiro bem forte. Depois disso, feche o saco muito bem, dê leves misturadas no conteúdo com as grades e deixe de molho por até 24 horas. Após esse tempo, abra os sacos e perceba como a gordura sai facilmente. Lave com detergente e uma esponja e deixe secar.

Veja também:

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade