0

Como ler os rótulos dos alimentos: confira as dicas

Para tirar suas dúvidas sobre o que você está consumindo: confira as dicas de como ler os rótulos dos alimentos corretamente

18 set 2019
13h09
  • separator
  • 0
  • comentários

Ler os rótulos dos alimentos antes de comprá-los é muito importante e recomendado pelos nutricionistas e médicos. O uso das informações nutricionais nos rótulos de alimentos e bebidas é obrigatório desde 2001 no Brasil. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), "as informações nutricionais referem-se ao produto na forma como está exposto à venda e devem ser apresentadas em porções, e medidas caseiras correspondentes, devendo conter ainda o percentual de valores diários para cada nutriente declarado". Nos rótulos, então, é possível encontrar todas as informações que precisamos sobre o que estamos consumindo: desde ingredientes até informações nutricionais detalhadas. Para quem é alérgico, esse hábito deve ser obrigatório, mas é sempre aconselhável para sabermos o que estamos consumindo. Confira as dicas do TudoGostoso de como ler corretamente os rótulos:

Ler os rótulos antes da compra é fundamental para garantir uma alimentação equilibrada!
Ler os rótulos antes da compra é fundamental para garantir uma alimentação equilibrada!
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Ingredientes

Geralmente ficam na lateral do produto e mostram os componentes que foram usados na preparação. É essencial que os alérgicos se atentem a essa parte para evitar complicações, pois muito do que se usa em produtos industrializados é imperceptível ao paladar, como o glúten, por exemplo. Também pode acontecer de ter ingredientes inesperados e que podem produzir reação alérgica, como castanhas e até mesmo cereais como lúpulo e cevada.

Porção/quantidade por porção

A porção é a quantidade média do alimento a ser consumida. É uma porção considerada saudável do consumo do produto. A quantidade por porção indica a quantidade de cada nutriente por porção indicada pelo fabricante, por exemplo: uma porção de chocolate de 30 g pode conter 4 g de gorduras totais (sendo a gordura um dos nutrientes indicados referente a esta porção de 30 g).

%VD (Percentual de Valores Diários)

Essa porcentagem é proveniente do cálculo do quanto podemos consumir por dia de um determinado nutriente em uma dieta de 2000 calorias (o que se considera uma dieta saudável e dentro de padrões normais).

Valor energético

O valor energético corresponde à energia que seu corpo produzirá com o consumo do alimento, a partir das gorduras, açúcares e carboidratos presentes no produto. Esse valor corresponde às famosas calorias.

Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte energética do corpo e correspondem aos açúcares e farinhas em geral. A parcela não consumida deste nutriente é convertida em gordura, por isso deve-se ter muita atenção ao seu consumo.

Proteínas

São muito importantes para quem quer perder peso, pois aumentam a sensação de saciedade. Estão presentes nas carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas e castanhas. Auxiliam na manutenção dos tecidos, órgãos e células, tendo que ser consumidas diariamente, em média 75 g.

Gorduras

As gorduras boas auxiliam no bom funcionamento do corpo: prejudicial é o consumo excessivo de gorduras ruins, como a trans e as gorduras saturadas. Apesar disso, uma dieta regrada com consumo de gordura adequado é fundamental: elas auxiliam na absorção de vitaminas, dão energia, controlam o bom funcionamento do coração e muito mais. O ideal é não consumir mais que 55 g por dia.

Fibra alimentar

As fibras são obrigatórias pra quem quer perder peso: além de aumentarem a sensação de saciedade, como as proteínas, elas são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino e pela absorção de colesterol e açúcar. Elas estão presentes em frutas, vegetais, grãos e alimentos integrais. A indicação é consumir alimentos que possuem um alto %VD de fibras, em média 25 g por dia.

Sódio

Mais conhecido como sal, é um nutriente ao qual devemos sempre estar atentos nos rótulos: o excesso de sal é responsável por diversos problemas de saúde, dentre os quais os mais conhecidos são a hipertensão e problemas nos rins. Em produtos industrializados, é comum perceber níveis altos de sódio, por isso tamanha importância da nossa atenção ao rótulo. Por isso, esteja sempre atento e evite produtos com %VD muito alto, uma vez que o consumo diário indicado de sódio é de 5 g.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade