1 evento ao vivo

Como fazer tomate seco: confira as dicas do TudoGostoso

O tomate é um ingrediente delicioso, mas que tal incrementá-lo de um jeito superfácil? Confira no TudoGostoso como fazer tomate seco!

20 fev 2020
10h58
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O tomate é uma fruta salgada deliciosa e muito versátil. Com ele podemos fazer diversas receitas clássicas como risoto com tomate, salada de tomate e o pão recheado. Além disso, ele possui uma série de benefícios para a nossa saúde e é muito rico em vitamina A. Então, que tal usar esse ingrediente em um preparo simples, mas cheio de sabor? Incremente o tomate e aprenda no blog do TudoGostoso como fazer tomate seco. Veja as dicas e o passo a passo e faça na sua casa!

Como fazer tomate seco: confira as dicas do TudoGostoso

Como fazer tomate seco: veja as dicas do TudoGostoso
Como fazer tomate seco: veja as dicas do TudoGostoso
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Escolha bem os ingredientes

Para preparar o seu tomate seco você deve ter cuidado com os ingredientes. E o mais importante, sem dúvidas, é o próprio tomate. O ideal é que você escolha os tomates italianos, eles são perfeitos para essa receita. Além disso, fique atento e só selecione os tomates mais maduros, isso vai impedir que sua receita solte muita água e o tomate fique mole. De resto, você só vai precisar separar sal, açúcar e temperos a seu gosto, além do azeite e do pote para armazenar a receita mais tarde.

O preparo dos tomates

Você pode fazer esse preparo com a quantidade de tomates que quiser, só deve se lembrar da quantidade açúcar e sal: é sempre 4 para 1, respectivamente. Assim, corte os tomates no meio e retire a polpa completamente. Dica: faça essa etapa na torneira da pia, para que nenhuma semente fique escondida. Além disso, você pode guardar essa polpa para usar em outras receitas, como um molho de tomate caseiro.

Depois disso, coloque-os em uma forma com a pele para baixo. Dica: você pode usar papel-alumínio nessa hora, no fundo da forma para desgrudar os tomates com mais facilidade. Com a ajuda de uma colher, coloque o açúcar misturado com o sal dentro e fora dos tomates. Leve para o forno médio por 40 minutos. Retire, vire ao contrário e, se for necessário, coloque mais da mistura do sal e açúcar. Leve para o forno novamente de 30 minutos a 1 hora.

Depois do forno

Depois de retirar do forno, seu tomate seco estará quase pronto! Você pode consumi-lo assim mesmo, ou optar por deixá-lo armazenado apurando o sabor. Na hora de conservar o ingrediente, você vai precisar de um pote com tampa bem firme. Forre o fundo com azeite de oliva, disponha os tomates e tempere ao seu gosto (você pode usar ervas e alho picado, por exemplo). Depois complete com mais azeite e leve à geladeira por 1 ou 2 dias antes de consumir.

O tomate seco fica perfeito incrementando outras receitas
O tomate seco fica perfeito incrementando outras receitas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Veja também:

3 sobremesas fáceis
TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade