0

Como fazer rabanada: dicas para acertar no preparo

Confira as dicas e arrase no preparo dessa sobremesa deliciosa!

2 dez 2018
10h18
  • separator
  • comentários

Você certamente já deve estar pensando na ceia de Natal, né? São muito pratos saborosos que podem ser servidos nessa festa. E uma sobremesa que não pode faltar nessa noite especial é a rabanada! Aqui no TudoGostoso você encontra diversas receitas e modos de incrementar esse prato: experimente rechea-lá com brigadeiro ou doce de leite. Mas se você ainda tem dificuldades de preparar essa delícia, a gente te ajuda! Confira dicas de como fazer rabanada e arrase no preparo:

Como fazer rabanada: dicas para acertar no preparo

Como fazer a rabanada perfeita!
Como fazer a rabanada perfeita!
Foto: Shutterstck / TudoGostoso

Qualquer pão dormido vira rabanada!

A rabanada é um prato que começou a ser feito para aproveitar os pães que já não estavam tão fresquinhos. Por isso, você pode utilizar o pão que foi comprado 1 ou 2 dias antes. Alguns supermercados e padarias vendem um pão próprio para rabanadas, mas elas podem ser feitas com qualquer tipo de pão. O mais importante é que ele esteja firme para não desmanchar.

A umidade é muito importante

Corte o seu pão em fatias não muito finas, para que quando forem banhadas no leite e no óleo elas não fiquem moles. Assim que cortar seu pão, faça pequenos furinhos antes de ele absorver o líquido; isso vai facilitar o processo. Quando molhar o pão, fique de olho no tempo. Coloque a fatia com cuidado no líquido da receita, aperte delicadamente e tire rápido, esperando escorrer. Não demore muito nem pouco tempo nesse processo: líquido de mais ou de menos pode deixar sua rabanada mole ou muito seca. Dica: sempre deixe o pão escorrer e aperte levemente para o excesso sair. Você pode usar diversas misturas para umedecer seu pão: leite, leite com leite condensado ou com achocolatado em pó, vinho, etc.

Não se esqueça dos ovos
Não se esqueça dos ovos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Não se esqueça dos ovos

Depois de passar as fatias do pão no leite (você pode usar vinho também) é muito importante passarmos no ovo: é ele que vai dar a crosta dourada para a rabanada. Por isso, tente não misturar o ovo no leite e cortar as etapas: o método mais trabalhoso deixa sua rabanada mais saborosa. Bata muito bem as gemas dos ovos e novamente, com delicadeza, passe as fatias de pão. Com um garfo, espere alguns segundos para que escorra todo o excesso de ovo.

Frite na temperatura ideal

Use sempre o óleo bem quente, assim sua rabanada não vai ficar encharcada, mas crocante por fora e macia por dentro. Fique de olho nessa hora, uma frigideira quente demais pode queimar suas rabanadas e deixá-las cruas por dentro. Faça o teste com um pedaço pequeno de pão antes de começar a fritar. Isso vai te deixar mais seguro quanto à temperatura do seu óleo. Frite, escorra bem o óleo e coloque sobre o papel-toalha. Dica: você também pode usar manteiga clarificada, 1 ou 2 colheres em uma panela de fundo grosso! Deixe em fogo baixo e frite as fatias dos dois lados.

Incremente sua rabanada

Com a sua rabanada frita e ainda morna, finalizamos com uma mistura de açúcar e canela. Mas você pode usar outros ingredientes nessa hora. Use essência de baunilha, raspas de limão, cravo em pó, achocolatado em pó… Use a imaginação e aproveite!

Incremente sua rabanada com outros ingredientes
Incremente sua rabanada com outros ingredientes
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade