0

Como escolher melão: veja as dicas para selecionar e conservar a fruta

Curioso para saber como escolher melão? Veja no blog do TudoGostoso como selecionar e conservar a fruta para não errar nunca mais

2 ago 2019
17h28
  • separator
  • 0
  • comentários

Escolher frutas não é sempre igual: cada uma tem suas próprias características que indicam se estão maduras ou não. Para escolher, é preciso levar em consideração não apenas a casca, mas também o cheiro e o aspecto da fruta. Curioso para saber como escolher melão? Saiba como selecionar e conservar a fruta que pode ser usada em sucos, bolos, saladas e mais no blog do TudoGostoso!

Conheça as dicas para aprender como escolher melão
Conheça as dicas para aprender como escolher melão
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como escolher melão: veja as dicas para selecionar e conservar

Escolhendo o melão

Existem alguns aspectos que facilitam o reconhecimento da maturação do melão. O primeiro é a resistência das extremidades. Se ao pressionar as pontas houver muita resistência, é sinal de que o melão ainda está verde. Cedendo um pouco, ele está pronto para consumo. Caso ceda com muita facilidade, a fruta está muito madura. Se quer melões maduros, evite comprar aqueles que ainda estão com o caule.

Quanto ao aspecto físico, é importante observar se não há rachaduras, furinhos causados por insetos e partes afundadas e escuras. O melão deve ter uma cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, note se as sementes estão soltas: isso é sinal de que está maduro.

Por fim, verifique o cheiro do melão: ele precisa estar com aroma levemente frutado. Evite aqueles sem cheiro ou com odor que lembre mofo: provavelmente não estão bons.

Como conservar o melão

Ainda verde, o melão pode ser guardado fora da geladeira, mas é preciso que ele esteja inteiro. Quando maduro, é preferível que ele seja consumido rapidamente, pois seu tempo no ponto ideal de consumo é curto. Aberto, ele deverá ser armazenado na geladeira. O melão tem a característica de absorver cheiros, portanto, tome cuidado ao escolher o local para guardá-lo e cubra-o para evitar que comece a cheirar com outros alimentos.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade