0

Como escolher maracujá: confira dicas para acertar na hora das compras

Você adora sobremesas e bebidas com maracujá? Então fique ligado nessas dicas e aprenda como escolher maracujá para sua próxima ida ao mercado.

31 jan 2019
15h46
  • separator
  • comentários

O maracujá é uma fruta deliciosa e cheia de benefícios para a sua saúde. Fácil de ser encontrado, esse ingrediente está presente em várias receitas aqui do TudoGostoso como a mousse de maracujá, o suco de maracujá e o salmão ao molho de maracujá. Mas você sabe como escolher maracujá e comprar a fruta mais madura e gostosa para os seus pratos? A gente te ajuda! Confira essas dicas e não tenha mais dúvidas:

Como escolher maracujá: confira dicas para acertar na hora das compras

Como escolher maracujá: confira as dicas
Como escolher maracujá: confira as dicas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Tipos de maracujá

Aqui no Brasil podemos encontrar 3 tipos de maracujás: o azedo, o doce e o roxo. O maracujá azedo é o mais comum nos mercados e feiras, é o amarelinho redondo da casca mais grossa. Já o doce e o roxo são mais difíceis de serem encontrados, sendo o último comercializado normalmente só no começo do ano. O maracujá doce é parecido com um mamão papaia e o roxo tem a cor mais avermelhada. Para todos eles é importantes seguir algumas etapas para levar a fruta mais madura e gostosa possível.

Fique de olho na casca

A cor e a textura do maracujá são os indícios mais fortes para saber se ele está ou não bom para o consumo. Sempre dê preferência às frutas que não estão mais verdes, pois isso significa que elas já estão no processo de amadurecimento. Maracujás azedos devem sempre estar bem amarelinhos, com a casca mais enrugada e sem nenhum sinal de manchas escuras ou rachaduras. Já os doces devem estar com a casca bem lisa e firme, mas sem manchas escuras ou rachaduras. Dica: um truque para saber se o maracujá está maduro e perfeito para ser usado é se ele aguenta uma leve pressão na casca. Com os dedos, dê uma leve apertada no maracujá, se ele romper ou estiver super-rígido não compre. Ele deve segurar a pressão, mas cedendo bem de leve.

Faça diversas receitas com o maracujá!
Faça diversas receitas com o maracujá!
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O peso importa

Escolher o fruto com a maior quantidade de polpa possível é simples: sempre escolha os maracujás mais pesados. Pegue dois do mesmo tamanho e verifique o peso: o mais pesado certamente terá mais polpa. Assim, você garante que suas receitas fiquem cheias de sabor e superdeliciosas!

Escolheu errado? Ainda dá tempo de amadurecer!

Mesmo depois dessas dicas, você acha que escolheu errado e sua fruta ainda precisa madurecer? A gente ajuda! Assim que você comprar o maracujá, deixe-o terminar de amadurecer em casa fora da geladeira. Muitas vezes, a fruta precisa de mais alguns dias ou horas para ficar perfeita. Por isso, deixe-o descansar em temperatura ambiente, em um lugar seco, arejado e longe do sol. Fique atento para que o maracujá não passe do ponto e consuma-o assim que amadurecer!

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade