0

Como escolher iogurte: confira as dicas

Confira dicas incríveis para escolher o melhor tipo de iogurte para você na hora de fazer suas compras!

1 dez 2019
19h18
  • separator
  • 0
  • comentários

O iogurte é um alimento preparado com leite fermentado muito consumido no mundo inteiro: ele é uma ótima pedida para o café da manhã e lanche da tarde também é ingrediente de receitas doces e salgadas. Existem diversos tipos de iogurte disponíveis no mercado e isso pode nos confundir na hora da comprar. Por isso, o TudoGostoso selecionou dicas de como escolher iogurte: veja qual é o tipo que você procura.

Confira as dicas para escolher iogurte
Confira as dicas para escolher iogurte
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como escolher iogurte: o que avaliar na hora de comprar

Atenção às embalagens

Para que seu consumo seja seguro, é fundamental que o iogurte esteja sempre armazenado em locais refrigerados, por isso nunca compre um iogurte que não esteja na parte refrigerada do mercado. As baixas temperaturas garantem sua conservação e validade. Além disso, embalagens amassadas e danificadas podem conter microrganismos nocivos; por isso, verifique se o produto está intacto.

Tipos de embalagem

Existem diversas embalagens de iogurte disponíveis no supermercado. Se você for comprar para família, por exemplo, vale mais a pena comprar embalagens de um litro, por exemplo. Mas se for para uma pessoa, você pode comprar a unidade em garrafinhas ou potinhos.

De olho no rótulo

Prestar atenção aos rótulos alimentares é um hábito que todos devem ter, pois é necessário saber o que estamos consumindo. Além de conter informações específicas da tabela nutricional como calorias, gorduras, carboidratos e outros itens aos quais precisamos estar atentos.

Teor de gordura

O iogurte pode ser integral, light (baixo teor de gorduras) ou diet/zero (sem gorduras): essas denominações dizem respeito aos percentuais de gordura própria do leite encontrados em cada opção. Apesar do que se pensa, as opções light e diet nem sempre são as mais saudáveis, pois para compensar a perda de sabor pela diminuição de gorduras, alguns fabricantes adicionam mais açúcar e outros elementos para deixar o produto mais saboroso; por isso, é fundamental ler o rótulo. Além disso, opções integrais, apesar de mais calóricas, não trazem malefícios: a gordura do leite é considerada uma boa gordura, que pode trazer muitos benefícios para o corpo. Dessa forma, não desconsidere o iogurte integral, porque ele também pode ser bom pra você!

Iogurtes ricos em proteína

Iogurtes com mais proteínas são ótimos para quem quer perder peso ou ganhar massa muscular, uma vez que dão mais saciedade. Apesar de existirem iogurtes proteicos no mercado, que são enriquecidos com suplementos de proteína, os tipos grego e skyr são naturalmente ricos nesse nutriente.

Iogurte natural e iogurte com sabor

Hoje existem muitos tipos de iogurte diferentes no mercado, mas o que conhecemos como iogurte natural é feito com leite e fermento lácteo (culturas de bactérias que fazem a fermentação). Não é tão cremoso e mais azedo. É esse o iogurte que também podemos fazer em casa, por exemplo. Entretanto, para ser mais atrativo, os fabricantes investem cada vez mais em iogurtes diferenciados e com sabores especiais. Essas opções são ultraprocessadas, com mais doces, além de aromatizantes artificiais, corantes e outros aditivos, por isso seu consumo é recomendado com moderação.

Bactérias probióticas e seus benefícios

As bactérias probióticas são fundamentais para o processo de produção dos iogurtes, mas sua concentração pode variar de um para outro. Essas bactérias são benéficas ao organismo e são responsáveis por regularizar a flora intestinal, melhorando assim o funcionamento do intestino; elas também estimulam o sistema imunológico, ajudam a emagrecer e a reduzir o colesterol. Por isso, os iogurtes conhecidos como probióticos são muito saudáveis e devem ser consumidos regularmente, principalmente por pessoas que sofrem com constipação.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade