7 eventos ao vivo

Como economizar luz na cozinha: dicas simples para gastar menos

Veja no blog do TudoGostoso como economizar luz na cozinha e conheça dicas simples para aplicar na rotina e gastar menos energia

1 jun 2019
10h01
  • separator
  • 0
  • comentários

Você já abriu a conta de luz e levou um susto? Boa parte da eletricidade consumida em casa vem da cozinha, onde existem muitos eletrodomésticos e eletroportáteis. Existem várias maneiras de reduzir a quantidade de luz gasta na cozinha e o blog do TudoGostoso vai te dizer quais são! Saiba como economizar luz na cozinha com dicas simples para gastar menos.

Veja dicas simples sobre como economizar luz na cozinha
Veja dicas simples sobre como economizar luz na cozinha
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como economizar luz na cozinha: dicas simples para gastar menos

Priorize aparelhos com classificação no selo de eficiência

O Selo Procel de economia foi instituído pelo governo brasileiro em 1993 para que o consumidor se informasse sobre quais aparelhos eram mais eficientes e gastavam menos energia. Esse selo consiste em uma escala que vai de A até G, sendo A os aparelhos mais eficientes.

A geladeira é o aparelho da cozinha que mais consome energia, possuindo maior peso na conta de luz. Por isso, faça questão de se informar sobre a sua eficiência e, ao trocar esse e outros eletrodomésticos, procure sempre pela nota A do Selo Procel.

Talvez seja hora de substituir a geladeira

Se a geladeira da sua casa já completou ou está prestes a completar uma década, é provável que ela esteja consumindo mais energia do que consumia: o equivalente a uma geladeira e meia. Para saber se é hora de procurar uma nova, que consuma menos energia, se atente a possíveis ferrugens, superaquecimento e desgaste das borrachas da geladeira, que deixam o ar gelado se dispersar e fazem com que o motor da geladeira trabalhe mais.

Teste a borracha da geladeira dividindo um pedaço de papel em dois: metade para dentro da geladeira e metade para fora. Se você conseguir puxar o papel com facilidade, é sinal de que a borracha está gasta.

Regule a geladeira pela temperatura externa

O termostato da geladeira deve ser regulado de acordo com a temperatura do ambiente. Se os dias estão mais frios, não precisa deixar a geladeira trabalhando no máximo. Essa regulagem vai fazer diferença a longo prazo na conta de luz.

Lava-louças

Se você tem uma máquina de lavar louças em casa, se atente ao modo como você está usando. Ela deve ser colocada em uso apenas na capacidade máxima, ou seja, quando estiver cheia. Não use a máquina a cada refeição: junte a louça do almoço, sobremesa e lanche da tarde para fazer uma lavagem só, por exemplo. Reduzir o número de vezes que utiliza a lava-louças será um impacto positivo para o meio ambiente e é um jeito bem simples de economizar energia.

Tire os aparelhos que não está usando da tomada

Aparelhos em stand by podem representar um gasto elétrico de até 12% da conta de luz total. Por isso, retire eletrodomésticos como micro-ondas e forninho da tomada quando não estiver usando.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade