0

Como economizar água na cozinha: confira dicas

Com essas dicas preciosas, aprenda a economizar água na cozinha!

29 ago 2018
19h22
  • separator
  • comentários

No momento que vivemos hoje, é cada vez mais importante economizar água. Um consumo consciente desse recurso faz bem não só para o planeta mas também para o nosso bolso. Pode não parecer, mas pequenas mudanças na rotina se transformam em uma grande economia de água. A cozinha é um dos lugares da casa onde mais se consome água: usamos tanto para lavar quanto para cozinhar. Por isso, confira nossas dicas preciosas de como economizar água na cozinha. O TudoGostoso vai te mostrar como essas práticas podem causar um grande impacto positivo no final do mês. Confira a seguir:

Como economizar água na
Como economizar água na
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como economizar água na cozinha

Opte por formas e utensílios de silicone

Dê preferência aos utensílios de silicone: são mais práticos e usam menos água para limpar. Diferente das formas e utensílios convencionais, os de silicone requerem uma lavagem menos trabalhosa e minuciosa. A sujeira não se adere tanto, muitas vezes, podendo ser limpa com ajuda de um guardanapo. Por isso, essa troca simples, ajuda muito a economizar água na cozinha!

Opte por utensílios de silicone
Opte por utensílios de silicone
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Reaproveite a água de cozimento

Cozinhou algum alimento na água? Em vez de jogá-la fora, reaproveite em um novo prato! A água que sobra do cozimento de carnes ou legumes é bem nutritiva. Ela pode dar mais sabor a outra receita: você não desperdiça e ainda tempera com mais praticidade.

Economize e lave sua louça em menos tempo

Tente não usar tanta louça no seu dia a dia. Utilize-se de métodos que diminuam a louça suja: separe um copo para usar o dia todo.  Controlando a quantidade, você também controla o uso da água. Na hora de lavar, procure ter uma ordem dos utensílios. Organizando a louça você economiza tempo e água: comece pelos itens menos sujos e engordurados. Outra boa dica é passar um papel-toalha nos restos de alimentos antes de lavar. E nunca se esqueça da regra universal: enquanto está fazendo outra tarefa (como ensaboar a louça), desligue a sua torneira!

Lave sua louça em menos tempo
Lave sua louça em menos tempo
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Compre arejadores de torneira

Arejador é uma peça vendida em lojas de utensílios para casa. De maneira rápida e prática, ele pode ser acoplado na ponta da torneira. Com ele, o volume de água que sai da torneira fica menor, mas a sensação continua a mesma. Assim, você economiza muita água, diminui os respingos desnecessários e continua lavando sua louça normalmente. Dica: fique de olho no tempo e estado da sua torneira. Um mal funcionamento causa pingos que desperdiçam água aos poucos, sem você nem perceber.

Cozinhe com menos água

Preste atenção no modo de preparo de algumas receitas. Várias delas não exigem tanta água ou uma panela muito grande. Por isso, não exagere: utilize sempre apenas a quantidade necessária de água. O excesso pode, além de prejudicar sua receita, prolongar o tempo de preparo e desperdiçar água.

Cozinhe com menos água
Cozinhe com menos água
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Não use água para descongelar alimentos

Vai preparar alguma comida que precisa ser descongelada? Tire o alimento do congelador na noite anterior! Usar a água da torneira para descongelar algum ingrediente desperdiça água e leva mais tempo. Além de não ser totalmente eficaz, é um método zero sustentável. Por isso, se programe antes e descongele de forma natural.

TudoGostoso
  • separator
  • comentários
publicidade