0

Como desinfetar a cozinha da maneira correta: veja no TudoGostoso

Para evitar qualquer tipo de contaminação em casa e, principalmente, nos seus alimentos, confira as dicas! Aprenda como desinfetar a cozinha por completo.

18 mar 2020
18h50
  • separator
  • 0
  • comentários

A maioria das pessoas costuma passar muito tempo na rua. E, com a correria do dia a dia, muitas vezes não percebemos e nem conseguimos completar todos os nossos rituais de higiene pessoal. Isso acaba surtindo efeito dentro de casa, onde podemos ser porta de entrada de vírus e bactérias para a nossa cozinha. Por isso, o TudoGostoso resolveu te ensinar a maneira correta de como desinfetar a cozinha. São dicas importantes para deixar sua casa sempre limpa e protegida.

Como desinfetar a cozinha da maneira correta: veja no TudoGostoso

Veja dicas de como desinfetar sua cozinha
Veja dicas de como desinfetar sua cozinha
Foto: TudoGostoso

Geladeira

Um dos itens mais importantes da sua cozinha: a geladeira deve estar sempre limpa e desinfetada. Dentro dela nós guardamos a maioria dos alimentos, o que pode contribuir para a proliferação de bactérias. Por isso, separe um tempo da sua faxina para fazer essa limpeza completa. Desligue a geladeira, retire os alimentos e comece as atividades. Comece limpando a geladeira por completo, por dentro e por fora, com um pano úmido (água morna) e bastante detergente neutro. Logo após, passe um pano com uma solução de 1 para 1 de vinagre e água, não esqueça de passar um pano no final para retirar o excesso. Depois, misture de 2 a 3 colheres (sopa) de bicarbonato com 1 copo de água e passe por todo o interior da geladeira. Deixe agir por alguns minutos e passe um pano úmido retirando todo o excesso. Para finalizar, deixe secando naturalmente e coloque um recipiente com um pouco de bicarbonato no fundo da geladeira antes de religá-la e repor os alimentos.

Panos e esponjas

Os panos e as esponjas podem ser grandes vetores de vírus e bactérias. Normalmente, nós os utilizamos para a maioria das limpezas da cozinha, o que ajuda na proliferação das sujeiras. Por isso, é importante desinfetar ou, até mesmo, trocar esses itens 1 vez na semana. No caso das esponjas, é importante deixá-las em uma solução sanitária para que elas possam ser desinfetadas. Coloque-as em uma panela com água e 2 colheres (sopa) de vinagre branco, deixe pelo menos 5 minutos fervendo. Você também pode colocar as esponjas em uma mistura de 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de água sanitária, por pelo menos 10 minutos. Lembre sempre de deixar as esponjas em lugares secos e onde possam escorrer a água na pia. Já no caso dos panos, o ideal é notar no dia a dia o momento da lavagem. Não insista em deixá-los na pia mais tempo que o necessário, isso pode provocar a troca de bactérias e a contaminação da sua cozinha. Na hora da lavagem, use um pouco de bicarbonato e álcool. Evite a água sanitária nesse momento, esse produto em excesso pode prejudicar as fibras do tecido.

Pia

A pia é um lugar importante a ser sempre limpo e desinfetado, pois entra em contato direto com a louça. E é por esse mesmo motivo que as bactérias conseguem se proliferar com mais rapidez. Por isso, é importante evitar ao máximo o acúmulo de água, a fim de impedir a umidade. Além disso, não deixe a louça suja acumular por muito tempo, os restos de comida também podem ser mais um aliado na proliferação desses germes. Usem vinagre e bicarbonato na limpeza, até mesmo na área do ralo, onde pode ter um maior indício de resto de comida. Outro item que pode ser bastante usado é o álcool (produtos que têm sua base de Álcool também são bons): além de ajudar a desinfetar, ele pode acelerar o processo de evaporação do excesso de água. Dica: não deixe de usar aquele famoso rodinho de pia, ele pode ser mais um aliado na limpeza completa da cozinha.

Tábuas e potes

Na hora de escolher sua tábua e seus potes, dê preferência para os de vidro. Esse material facilita a limpeza e diminui as chances de proliferação de vírus e bactérias. Além disso, separe esses itens de acordo com os alimentos usados para cada um. Por exemplo, é importante ter uma tábua para corte de carnes e uma para legumes ou, ainda, um pote para alimentos crus e outro para os cozidos. Isso pode impedir a contaminação cruzada de um alimento para outro. Na hora da limpeza, primeiro use uma esponja e bastante detergente neutro, enxágue e comece a desinfestar. Você pode usar vinagre de álcool puro, borrifando por todo o utensílio ou, ainda, uma mistura de água sanitária com água (2 colheres para 1 litro de água). Depois é só deixar secando naturalmente e ficar de olho no estado deles com o tempo. Dica: preste atenção e troque os itens se perceber alguma rachadura ou alguma parte quebrada. Isso pode contribuir para que os restos de comida se acumulem e aumentem os riscos de contaminação.

Últimas dicas

Além de todos os cuidados descritos acima, você ainda precisa ficar de olho em mais alguns detalhes. Sempre lave as mãos antes de começar qualquer tarefa na cozinha, seja para limpeza ou preparo de alimentos. Os detergentes não matam os vírus e as bactérias, mas já fazem boa parte da higienização dos itens. Por isso, é necessário finalizar algumas faxinas com uma das misturinhas desinfetantes, contendo água sanitária, vinagre ou álcool. Essa limpeza mais profunda não precisa ser feita constantemente, mas é importante não se descuidar nunca. Dica: fuja dos itens de madeira na cozinha, eles podem armazenar uma grande quantidade de bactérias.

Veja também:

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade