0

Como descongelar o freezer: veja o passo a passo completo

Confira o passo a passo completo de como descongelar o freezer de maneira eficiente, evitando bagunça e métodos que podem estragar seu eletrodoméstico

17 jul 2019
18h06
  • separator
  • 0
  • comentários

Descongelar o freezer pode ser uma tarefa cansativa e causar muita sujeira, mas com algumas dicas, é possível cumpri-la sem muito esforço. Essa limpeza é importante para manter o bom funcionamento e higiene do eletrodoméstico, além de possibilitar uma apuração do que temos armazenado no freezer. Descubra como descongelar o freezer de maneira simples com um passo a passo completo.

Veja como descongelar o freezer com o passo a passo preparado pelo TudoGostoso
Veja como descongelar o freezer com o passo a passo preparado pelo TudoGostoso
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como descongelar o freezer: veja o passo a passo completo

1) Programe-se para a tarefa

Planejar o descongelamento é importante, pois dessa forma é possível escolher um dia com temperaturas mais altas, que ajudam a descongelar o freezer mais rápido e evitar comprar novos alimentos antes do dia para reduzir o trabalho com o transporte da comida para recipientes térmicos. Dedique também um tempo para ler o manual do aparelho e siga as instruções para fazer o descongelamento.

2) Desligue o freezer antes de começar

Desligue o regulador de temperatura para que o freezer não trabalhe mais para compensar a porta aberta durante a remoção dos alimentos. Só será necessário tirar o aparelho da tomada quando o gelo começar a derreter, pois a água que começará a escorrer pode causar acidentes e danos elétricos à geladeira.

3) Use jornais para evitar poças

Cubra o chão em torno do eletrodoméstico com jornais velhos para contornar o risco de escorregões. Além de absorverem bem a água, eles também podem passar facilmente por debaixo do aparelho. Coloque panos de chão em cima dos jornais e torça-os quando necessário para tornar o processo mais prático.

4) Retire todos os alimentos do freezer

Armazene-os em bolsas térmicas, isopores ou dentro da pia, com gelo em cima. Aproveite para colocar alimentos que queira descongelar na geladeira. Caso tenha animais em casa, tome cuidado ao escolher o local em que colocará a comida, impedindo que eles a alcancem.

5) Retire as peças removíveis

Se o gelo impedir a remoção de alguma peça, espere que ele derreta para evitar que a peça quebre. Quando conseguir retirar todas, lave-as, seque-as e, se ainda apresentarem manchas ou mau cheiro, coloque-as de molho em água morna com sabão.

6) Deixe o gelo derreter

Com a porta do freezer aberta, deixe que o gelo derreta. Esse processo pode ser acelerado por um ventilador, mas esse método não será útil se a temperatura ambiente estiver baixa, pois o ventilador direcionará o ar frio para dentro do freezer. Portanto, só use-o em dias mais quentes.

7) Retire o gelo manualmente

Não é necessário esperar o gelo todo derreter. Quando notar que um bloco de gelo está se soltando, acelere o processo retirando-o manualmente, com um pano ou uma espátula de plástico ou silicone. Para realizar esse passo, é importante evitar o uso de força excessiva para não danificar a estrutura do freezer e nunca utilizar objetos pontiagudos, pois eles podem perfurá-lo e até provocar um vazamento de gás no aparelho.

8) Limpe o freezer depois que o gelo derreter

Depois de retirar toda a água do freezer, faça uso de um pano de microfibra com o produto indicado no manual do aparelho para limpar a parte interna do freezer. Limpe também a vedação do freezer para garantir um bom funcionamento do eletrodoméstico. Confira também se ela não está gasta, pois esse é o fator que mais influencia no acúmulo de gelo do freezer. Se necessário, passe um pouquinho de óleo.

9) Seque bem o interior do freezer

Certifique-se de que está bem seco para evitar que a umidade e produtos líquidos deixados para trás rapidamente se tornem gelo ao ligar o freezer novamente. Para isso, espere as paredes do aparelho atingirem temperatura ambiente antes de seguir para o próximo passo.

10) Retorne as peças removíveis e alimentos

Depois que todas as peças estiverem no lugar, coloque os alimentos novamente no freezer. Ligue a tomada depois de se certificar que não há poças no chão que podem entrar em contato com o fio da tomada.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade