1 evento ao vivo

Como descascar grão-de-bico: confira 3 dicas simples

Confira no TudoGostoso 3 dicas para descascar grão-de-bico facilmente!

13 abr 2018
18h02
  • separator
  • comentários

Grão-de-bico é um alimento cheio de versatilidade: com ele, dá pra fazer bolinho, hambúrguer, massa de empadão e até petisco crocante de grão-de-bico. Além de todos os benefícios que ele oferece à nossa saúde, o que o torna ainda mais interessante é a quantidade de proteína que possui, sendo uma ótima opção de proteína vegetal ? alô, galera vegetariana! Sendo assim, seja você vegetariano ou não, o grão-de-bico tem motivos de sobra para fazer parte do cardápio ? mas pode parecer um desafio descascá-lo ou cozinhá-lo. Você já aprendeu no blog do TudoGostoso como cozinhar grão-de-bico perfeitamente, mas hoje iremos dar algumas dicas para descascar grão-de-bico sem dificuldade. Confira!

Grão-de-bico de molho
Grão-de-bico de molho
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

3 dicas para descascar grão-de-bico facilmente

Esfregue com um pano

Comece deixando os grãos de molho por 12 horas . Após esse tempo, basta escorrer a água, colocar uma nova água no recipiente e levar ao micro-ondas por 4 minutos .

Depois, escorra a água novamente e, aos poucos, vá colocando os grãos-de-bico sobre a metade de um pano de prato limpo. Cubra os grãos com a outra metade do pano e, delicadamente , esfregue o pano . Isso vai fazer com que as cascas se soltem facilmente!

Grão-de-bico de molho
Grão-de-bico de molho
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Com as mãos

Colocar a mão no grão-de-bico também é uma das opções! Assim como na dica do pano de prato, basta você deixar os grãos de molho por 12 horas e, em seguida, esfregá-los cuidadosamente entre as palmas das mãos. Você vai ver como todas as cascas irão sair!

Mas se você não tem tempo para deixar todo esse tempo de molho, não se preocupe. Basta colocar os grãos-de-bico em um recipiente com água bem quente e deixar de molho por cerca de 10 minutos . Após esse tempo, com a água já morna, basta esfregar os grãos entre as palmas das mãos e voilà : nada de cascas!

Choque térmico

Você também pode optar por colocar os grãos em uma panela com água e, assim que ferver, escorrer a água e colocar os grãos em um recipiente com água bem gelada ? com gelo, se possível! Essa brusca mudança de temperatura vai fazer com que as cascas se soltem.

Vale lembrar que a casca do grão-de-bico tem nutrientes, e por isso, não precisa necessariamente ser retirada. Porém, isso vai da preferência de cada um, e essas 3 dicas podem ser úteis se você optar por retirar ? principalmente se você for fazer uma receita de homus, a famosa pasta de grão-de-bico.

Pasta de grão-de-bico
Pasta de grão-de-bico
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade