1 evento ao vivo

Como deixar a carne de porco macia: confira 5 dicas

Descubra como deixar a carne de porco macia: conheça 5 maneiras de amaciar a carne suína e deixe suas receitas ainda mais deliciosas

29 jun 2019
10h02
  • separator
  • comentários

Existem diversos cortes de carne de porco: bitesca, suã, alcatra, pernil, carré, lagarto, joelho, barriga, papada, entre outras. Todos eles podem ficar bem deliciosos se ficarem macios e suculentos, mas, para muita gente, isso pode ser um desafio na hora do preparo. Se você tem dúvida sobre como amaciar carne suína, não pare de ler agora. Veja no TudoGostoso como deixar a carne de porco macia e deixe suas receitas com porco ainda mais deliciosas!

Veja como deixar a carne de porco macia com 5 maneiras práticas de amaciá-la
Veja como deixar a carne de porco macia com 5 maneiras práticas de amaciá-la
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como deixar a carne de porco macia: 5 maneiras de amaciar carne suína

Cortando a carne contra as fibras

A primeira dica para deixar a carne de porco mais macia é cortá-la contra as fibras. Essa técnica é ótima para cortes grandes, que são mais difíceis de amaciar, mas também pode ser aplicada em cortes finos, que se combinados com outras dicas, ficarão bem tenros. Para saber se está fazendo um corte contra as fibras, examine de perto e confira se há uma linha transversal de fibras atravessando o corte da carne.

Usando um martelo de carne

Quebre as fibras musculares utilizando um martelo de carne: bata no corte de carne até que a carne fique mais macia. Caso não possua um martelo de carne, também é possível fazer o mesmo processo com as mãos, golpeando a carne de porco, ou com um garfo.

Deixando a carne de molho

Na marinada

Além de deixá-la mais macia, a marinada também agregará sabor à carne. O segredo para uma boa marinada de carne de porco é utilizar algum elemento ácido ou enzima amaciante: sucos de frutas como limão, abacaxi e laranja são ótimas opções de enzimas amaciantes, além de vinagres e vinhos servirem muito bem como sucos cítricos. Mas tenha cuidado! O excesso de enzimas amaciantes pode deixar a carne macia demais, enquanto o excesso de ácido pode desnaturar as proteínas da carne e deixá-la mais dura. No último caso, uma alternativa segura é optar por produtos lácteos como o iogurte, que não é tão ácido.

Na salmoura

Similar à marinada, a salmoura é uma técnica que consiste em mergulhar a carne em uma mistura salgada para deixá-la mais macia e úmida. Sua composição básica é água e sal, mas também pode conter outros ingredientes, como açúcar mascavo, tomilho e alecrim. O tempo de preparo pode variar de acordo com o corte da carne, de 6 horas (filé mignon) a dias (lombo inteiro). Como a salmoura pode atribuir um gosto salgado à carne, evite adicionar muito sal após o processo.

Usando um amaciante de carne em pó

Outra opção é utilizar produtos amaciantes de carne à venda em em mercados e alguns açougues. Ele pode ser encontrado nas versões líquidas e em pó e também pode ser temperado. A medida usual de amaciante é de cerca de uma colher de chá para cada 450 g de carne, mas essa quantidade pode variar. Por isso, leia as instruções do produto antes de aplicá-lo.

TudoGostoso
  • separator
  • comentários
publicidade