0

Como cuidar das suas plantas: confira as dicas

Confira algumas dicas e truques para deixar as suas plantas bonitas e saudáveis!

13 abr 2018
18h20
  • separator
  • comentários

Plantas são ótimas para deixar o ambiente lindo e agradável, mas nem sempre é fácil mantê-las vivas e saudáveis por muito tempo. O TudoGostoso veio te mostrar alguns truques e dicas para prolongar a vida desses seres. Descubra como cuidar das suas plantas e aproveite para decorar a sua cozinha com elas!

Como cuidar das suas plantas
Como cuidar das suas plantas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como cuidar das suas plantas

Água

Regar em excesso ou pouco são maneiras fáceis de matar as suas plantinhas. Existem dicas que ajudam você a saber se o nível de água está adequado para a saúde das verdinhas!

Coloque o seu dedo um centímetro dentro da terra do vaso. Se a terra grudar no seu dedo, o nível de umidade está ideal. Caso isso não aconteça, é a hora de molhar o solo.
Certifique-se que o vaso utilizado tenha buracos no fundo para drenar a água. Coloque sempre um prato embaixo, para que o excesso não molhe o ambiente. Quando regar, acrescente água até sair pela parte de baixo.
Lembre-se de acrescentar areia no pratinho ou esvaziar constantemente, evitando o risco de proliferação do mosquito da dengue.

Cuidados

Água e sol não são o suficiente para deixar suas plantas bem. É necessário cuidar de certos aspectos para mantê-las vivas e saudáveis por mais tempo.

Retire folhas e galhos mortos ao menos 1 vez na semana. Isso ajuda as plantas a terem mais energia direcionada às partes boas.
Com auxílio de um palito de churrasco faça buracos no solo. Dessa forma o solo será aerado, ajudando as plantas a terem mais oxigênio e a ficarem drenadas.
Não deixe as suas plantas perto de saídas do ar ou calefação. O excesso de vento machuca as folhas e os galhos.

Como cuidar das sua plantas: controle da água
Como cuidar das sua plantas: controle da água
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Animais

Muitas plantinhas podem ser venenosas aos animais . Certifique-se que o tipo da sua planta não causará nenhum dano ao seu bichinho. Mantenha-as longe do alcance dos dentinhos afiados, como no alto de armários. Para os donos de gatos, é difícil ter um local fora do alcance dos seus pulos, mas existe um macete bem fácil para mantê-los longe das folhas: um repelente natural para gatos ! Confira como fazer a seguir:

Em uma panela coloque 2 copos de água.
Acrescente 1 copo cheio de cascas de laranja e limão. Deixe a água ferver por 20 minutos.
Coe o líquido e coloque-o em uma garrafinha spray. Deixe-o esfriar.
Borrife a água cítrica nas plantas: ela manterá o seu felino longe e a sua casa com um cheiro maravilhoso.

Vasos de plantas perto da janela
Vasos de plantas perto da janela
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Luz

O excesso de luz pode manchar e queimar as suas plantas. Já o contrário pode fazer a plantinha ter um crescimento lento e aparência fina.

Encontre a janela ideal para o seu vaso. Se receber muita luz direta do sol, mova a planta ao menos meio metro para longe do vidro, assim a iluminação será clara e indireta.
Certifique-se de girar o vaso constantemente para que todas as áreas sejam igualmente iluminadas.
O contato da folha com vidros de janelas é responsável por machucar a plantinha, então deixe-as sempre afastadas.

Potes

O pote certo também é responsável por manter a sua plantinha saudável. Conheça a sua planta e procure saber qual é o tipo de ambiente que ela prefere: um clima mais seco ou mais úmido.

Potes de plástico são ideais para plantas que gostam de ambiante úmidos.
Potes de barro são mais adequados para plantas de climas mais secos.

O que achou dessas dicas? Tem mais alguns macetes para deixar as suas plantas mais saudáveis? Compartilhe conosco nos comentários do Facebook!

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade