1 evento ao vivo

Como cuidar bem dos panos de prato: confira as dicas

Confira dicas fáceis de como cuidar bem dos panos de pratos para que eles durem mais e estejam sempre limpinhos

3 jan 2020
16h47
  • separator
  • 0
  • comentários

Os panos de prato são superimportantes na cozinha e, por isso, é fundamental cuidar bem deles, trocá-los com frequência e mantê-los secos e higienizados. Confira no blog do TudoGostoso uma seleção de 7 dicas para cuidar bem dos panos de prato que vão te ajudar a mantê-los sempre limpos e organizados, fazendo com que durem mais.

Aprenda a cuidar adequadamente dos panos de prato
Aprenda a cuidar adequadamente dos panos de prato
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como cuidar bem dos panos de prato

Evite usar panos de prato para secar a pia

Nunca use os panos de prato para secar a pia, pois eles acabam ficando úmidos por muito tempo e, assim, acumulando bactérias e microrganismos. Portanto, na hora de secar a pia, dê preferência a rodinhos e outros tipos de panos adequados para isso.

Mantenha a higiene em primeiro lugar

O ideal é trocar os panos de prato constantemente, lavando-os sempre para não deixar que haja proliferação de microrganismos. Entretanto, para que eles sejam melhor aproveitados, o ideal é ter sempre dois panos de prato disponíveis: um para secar as mãos e outros para a louça.

O tipo de pano de prato ideal

Panos de prato felpudos, parecidos com toalhas de mão, são os mais indicados para limpar as mãos. Para secar louças, invista em panos com tecidos mais grossos que sejam mais resistentes à absorção de água. Já os panos de prato mais finos e os de barra decorada devem ser usados para secas as mãos e manusear as panelas quentes, por exemplo.

Lave os panos de prato separadamente

Jamais lave seus panos de prato com toalhas e panos de banheiro ou até mesmo panos de chão. Eles devem ser lavados separadamente, pois não podem encontrar em contato com possíveis microrganismos presentes nos outros panos. Por estarem sempre em contato com o ambiente da cozinha, sua higienização deve ser segura para, assim, eles não contaminarem suas mãos ou louça;

Deixando os panos de prato sempre branquinhos

O amarelado dos panos de prato é comum por causa do uso recorrente. Entretanto, para que eles fiquem sempre branquinhos, existe um truque: basta fervê-los com água em uma panela, adicionando detergente e um pouco de vinagre. Depois que ferverem, deixe a água esfriar e, então, lave-os como de costume. Dessa forma, seus panos de prato sempre terão aparência de novos!

Lidando com manchas de gordura

É muito comum os panos de prato ficarem manchados com gordura ou resíduos de alimento, devido ao seu contato constante com eles. Por isso, para resolver esse problema, basta fazer uma pastinha de bicarbonato de sódio com água e passar em cima da mancha, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, lave normalmente e pronto: panos de prato limpinhos novamente!

Não deixar o pano em uso dobrado

A melhor maneira de armazenar o pano de prato que está em uso é pendurando em um suporte ou gancho. Isso fará com que ele esteja sempre estendido e, assim, recebendo ar para que possa secar. Tenha atenção e não deixe o pano de prato molhado dobrado na cozinha.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade