0

Como cozinhar em cozinhas pequenas: 5 dicas que facilitam o processo

Com essas dicas, você vai ver que é possível se organizar e vai se animar mais para cozinhar na sua cozinha pequena.

29 jan 2020
17h11
  • separator
  • 0
  • comentários

Nas grandes cidades é cada vez mais comum encontrar apartamentos com cozinhas bem pequenas, quase inexistentes, algumas delas ocupando apenas o espaço de um pequeno corredor na entrada de casa. Isso pode causar um certo desânimo na hora de encarar as panelas: como se animar para cozinhar em um espaço que desafia as habilidades e a organização de qualquer um? É por isso que o TudoGostoso reuniu algumas dicas salvadoras para descomplicar um pouco o momento de cozinhar em cozinhas pequenas.

Confira dicas para cozinhar em cozinhas pequenas
Confira dicas para cozinhar em cozinhas pequenas
Foto: TudoGostoso

Veja como cozinhar em cozinhas pequenas pode se tornar menos complicado

Comece a cozinhar com um total de zero louças sujas na pia

Em cozinhas pequenas, qualquer espaço é ouro e isso inclui a sua pia. Em alguns lugares não há nem mesmo bancada e o espaço da pia é o único disponível para manipular os alimentos: se você ainda tiver que dividir o espaço com a louça do café da manhã, pode ser mais difícil realizar tarefas simples como picar o refogado em uma tábua ou abrir uma massa caseira.

Use o espaço interno da sua pia da cozinha

Usar o espaço interno da pia é ótimo para cozinhas pequenas
Usar o espaço interno da pia é ótimo para cozinhas pequenas
Foto: TudoGostoso

Agora que você já se livrou das louças, pense em utilizar o espaço interno da pia como uma área útil na hora de cozinhar. Você pode usar para colocar cascas de legumes ou para esperar alguma carne descongelar, mas, se a área for bem higienizada no início, ela pode até mesmo armazenar temperos e alimentos que ainda serão utilizados na receita.

Só tire da geladeira o que você vai usar naquele momento

Muita gente tem o costume de separar todos os ingredientes que vai usar na receita antes de começar a cozinhar: isso não funciona em cozinhas pequenas, porque o espaço da bancada é muito reduzido para comportar isso tudo enquanto você está em ação. Traga um ingrediente da geladeira de cada vez ou no máximo dois ou três, mas somente o que você vai utilizar naquele momento.

Vá retirando os preparos prontos da cozinha

Terminou de preparar a carne e agora vai partir para o preparo do arroz e dos legumes? Armazene o que está pronto em um pote e tire da cozinha para liberar espaço. Pode parecer algo pequeno, mas cozinhar em uma cozinha pequena com todas as bocas do fogão ocupadas por panelas cheias pode ser caótico. Liberar algum espaço vai te incentivar a, quem sabe, preparar até novos pratos para juntar aos que você já começou.

Use uma tábua de carne para aumentar provisoriamente o espaço da pia

Uma tábua encaixada em cima da pia pode dobrar o espaço
Uma tábua encaixada em cima da pia pode dobrar o espaço
Foto: TudoGostoso

Esse é um daqueles truques que podem salvar quando você está preparando mais de um prato ao mesmo tempo. Enquanto você está usando o espaço lateral da pia como bancada, dá para estender essa superfície posicionando uma tábua de carnes sobre a parte interna - você tem o dobro de área útil e fica muito mais fácil de organizar.

Veja também:

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade