1 evento ao vivo

Como cozinhar com menos gordura: confira as dicas

Para evitar exageros: confira no blog do TudoGostoso as dicas de como cozinhar com menos gordura e tenha uma alimentação mais saudável

26 nov 2019
16h46
  • separator
  • 0
  • comentários

Para ter um cardápio equilibrado é necessário consumir os alimentos com moderação, principalmente os mais gordurosos. Na hora de fazer as receitas no dia a dia, dê preferência às preparações que exijam menos gordura; faça das frituras uma exceção e não uma regra. Quer ser mais saudável? Confira a seguir dicas de como cozinhar com menos gordura:

Como cozinhar com menos gordura: veja as dicas
Como cozinhar com menos gordura: veja as dicas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como cozinhar com menos gordura: confira as dicas

Carnes

O cuidado começa no mercado: prefira sempre peças e cortes mais magros. Seja de porco, frango ou boi, o ideal é escolher os pedaços que possuem gorduras visíveis e fáceis de tirar, ou que quase não possuam. Maminha, patinho, lombo de porco e peito de frango são as escolhas perfeitas para esses preparos.

Antes de escolher sua receita, não se esqueça de limpar e retirar a gordura aparente da peça. No caso do frango, e se você não for grelhar, retire toda a pele antes de cozinhá-lo. Use marinadas bem temperadas e deixe as carnes por bastante tempo de molho. Quanto mais suculenta, menos gordura ela precisará na hora do preparo. Se for grelhar ou fritar, use panelas e frigideiras antiaderentes para que não seja necessária tanta gordura.

Leite e derivados

Leite, creme de leite, queijos e iogurtes também podem conter muita gordura. Por isso, é importante ficar de olho nesses ingredientes na hora de preparar as receitas. Prefira leite desnatado em vez do integral e até mesmo do creme de leite. Ricota também é outra aliada e uma ótima substituta. Na hora de comprar queijos, prefira os mais magros como minas e cottage. Os iogurtes são ótimas opções na hora de temperar saladas, por exemplo, mas não se esqueça de comprar os desnatados e naturais.

Trocas inteligentes

Com algumas trocas simples, você percebe o quanto seu consumo de gordura pode diminuir. Antes de começar uma receita, veja se ela pode ser preparada no vapor ou na água. Muitas vezes alguns preparos podem ser feitos dessa maneira, o que deixa o prato mais saudável. E uma das dicas mais essenciais: se você realmente precisar usar algum tipo de gordura para o preparo, o azeite é uma boa opção.

Utensílios importantes

Alguns itens são importantes na cozinha na hora de preparar as receitas de uma maneira mais saudável e sem tanta gordura. Tenha sempre à mão facas bem afiadas para a retirada das gorduras; colheres medidoras e balanças também ajudam a conter os exageros. Além disso, invista em um borrifador para o azeite ou óleo.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade