0

Como congelar papinha de bebê: confira as dicas

Confira no TudoGostoso dicas sobre como congelar papinha de bebê e tenha sempre um alimento caseiro e delicioso para oferecer ao seu filho.

16 mai 2019
15h43
  • separator
  • comentários

Papinhas feitas em casa são ótimas e fáceis de fazer, mas a gente sabe que quem tem um bebê em casa nem sempre tem tempo de prepará-las diariamente. Por isso, congelar o alimento do seu filho pode ser uma boa opção. Confira no TudoGostoso dicas sobre como congelar papinha de bebê e tenha sempre à mão um alimento natural para oferecer ao seu bebê!

Saiba como congelar papinha de bebê com as dicas do TudoGostoso
Saiba como congelar papinha de bebê com as dicas do TudoGostoso
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como congelar papinha de bebê: confira as dicas do TudoGostoso

O que não congelar

Ingredientes como ovos, derivados de leite, folhas de frutas e verduras, vegetais crus, banana, tomate, pepino, rabanete, salsão, pera, melancia, goiaba, uva, laranja e limão não devem ser congelados. Esses alimentos estragam mais rápido ou perdem a textura, a firmeza e o gosto. Por isso, evite-os nas papinhas que vai congelar.

Também não congele papinhas que já foram descongeladas ou sobras. Esses alimentos estão mais suscetíveis à contaminação devido à mudança de temperatura e contato com a saliva.

Quando congelar

A papinha deve ser congelada o mais rápido possível depois de pronta, pois quanto mais tempo ela fica fora da geladeira, maior é o risco de proliferação de bactérias. A refeição da criança pode permanecer congelada por cerca de 2 meses. A data varia de acordo com a qualidade e seleção de ingredientes, pois a papinha pode perder o gosto ou ser alterada.

Para facilitar o controle das receitas, cole um adesivo com a data de preparo e os ingredientes em cada papinha. Dessa forma, você pode controlar seu estoque de acordo com a data de vencimento aproximada e variar a comida da criança.

Atenção: não faça um panelão de papinha e estoque no freezer para mês todo. Os bebês têm a necessidade de ingerir nutrientes variados e consumir alimentos diferentes. Varie as receitas!

Selecione bem os ingredientes e recipientes para armazenar as papinhas
Selecione bem os ingredientes e recipientes para armazenar as papinhas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Onde congelar

Prefira recipientes de vidro bem vedados para congelar a papinha, mas preste atenção nas especificidades de cada material. Caso opte por recipientes de vidro, não encha até sua capacidade total, pois o líquido expande quando congelado e há possibilidade do vidro estourar no congelador. Ao escolher recipientes de plástico, certifique-se de que eles estão livres de Bisfenol A (BPA), uma substância ligada à uma série de doenças.

A papinha deve ser congelada no freezer, e não no congelador. O motivo é que o freezer consegue chegar a temperaturas mais baixas, sendo capaz de manter a papinha em temperatura ideal, -18ºC. Enquanto isso, o congelador chega em sua temperatura mais baixa a -10ºC.

Como descongelar

Retire a papinha do freezer e coloque-a na geladeira na noite anterior para que o processo de descongelamento aconteça de maneira natural, com baixo risco de contaminação por bactérias. Para esquentar, você pode usar tanto o fogão quanto o micro-ondas, mas confira se o recipiente pode ser colocado no aparelho.

Caso precise da papinha com mais urgência, você também pode descongelá-la em banho-maria, tendo o mesmo cuidado do micro-ondas: veja se o recipiente pode ser esquentado!

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade