4 eventos ao vivo

Como congelar couve-flor e brócolis: confira as dicas

Confira como congelar couve-flor e brócolis da maneira certa!

2 nov 2018
10h03
  • separator
  • comentários

A couve-flor e o brócolis são nutritivos, deliciosos e podem ser usados para preparar receitas incríveis. No entanto, há um pequeno problema: eles duram muito pouco na geladeira e estragam com facilidade. Para evitar esse problema, muitas pessoas têm o costume de congelá-los. Você sabe a maneira correta de fazer isso? Hoje vamos ensinar como congelar couve-flor e brócolis da maneira certa para preservar os nutrientes. Confira!

Couve-flor e brócolis
Couve-flor e brócolis
Foto: Shutterstpck / TudoGostoso

Como congelar couve-flor e brócolis

Primeiro passo: higienização

Tanto para a couve-flor quanto para o brócolis, a primeira coisa a se fazer é limpá-los e higienizá-los bem. Antes de mais nada, é importante remover as partes que não estão tão boas. No caso do brócolis, são as partes que já estão ficando amareladas. Na sequência, corte os legumes em partes menores: dessa maneira, fica mais fácil de guardar.

Agora, sim, é a hora de higienizar. Você pode deixá-los de molho em água com vinagre ou usar um produto específico para limpar legumes e verduras.

Segundo passo: branqueamento

Depois que a sua couve-flor e o seu brócolis estiverem bem limpinhos, chegou a hora de branqueá-los. Calma que o TudoGostoso vai explicar direitinho o que é e como fazer!

O branqueamento é um processo que consiste em dar um choque térmico nos alimentos. Para isso, coloque uma panela com água para ferver. O ideal é fazer um legume por vez e não os misturar. Assim que a água estiver fervendo, coloque os alimentos e deixe por 1 minuto. Enquanto isso, prepare duas bacia com bastante água e gelo. Passado 1 minuto, escorra a água das panelas e coloque o brócolis e a couve-flor nas bacias por mais 1 minuto. É importante que haja água o suficiente para cobrir os legumes. Escorra a água fria.

Por fim, seque bem todos as partes dos legumes com ajuda de um papel-toalha ou deixando-os em cima de um pano de prato bem limpo, para secar naturalmente.

Terceiro passo: congelando

Separe o brócolis e a couve-flor em pequenas quantidades, normalmente o que você costuma consumir nas refeições. Coloque-os em saquinhos plásticos ou potinhos separados por porções. Agora é só colocar no congelador!

Couve-flor e brócolis
Couve-flor e brócolis
Foto: Shutterstpck / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade