0

Como colocar papel-alumínio no fogão: confira o passo a passo

O TudoGostoso vai te ensinar como aplicar o papel-alumínio no fogão para deixar seu eletrodoméstico sempre limpo de forma prática, fácil e simples!

14 mai 2018
17h38
  • separator
  • comentários

Lavar a louça, limpar a pia, varrer o chão da cozinha: atividades do dia a dia para quem é dona ou dono de casa. Mas e o fogão? Você também limpa esse eletrodoméstico diariamente? Se a resposta foi negativa, saiba que ele também precisa de atenção! A boa notícia é que existe um jeito bem prático para não deixar a sujeira se acumular no fogão: basta ter papel-alumínio em casa! Para ver como ele vai te ajudar, confira a seguir como colocar papel-alumínio no fogão:

Papel-alumínio
Papel-alumínio
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Motivos de sobra para utilizar o papel-alumínio

Para quem está na correria do dia a dia, o papel-alumínio pode ser uma solução perfeita! Isso porque, além de ser utilizado para envolver alimentos, ele também pode servir para cobrir superfícies, como a do fogão. Na hora de fazer uma fritura ou aquela comida cheia de molho, fica bem mais fácil limpar com os respingos caindo em cima do papel. O melhor de tudo é que você ainda pode deixar o papel ali por alguns dias ? se não estiver sujo demais, claro ?, trocando quando for necessário.

Como colocar papel-alumínio no fogão

Os protetores de papel-alumínio para fogão podem ser encontrados nos mercados, já com os espaços para a boca do fogão cortadas. Porém tem como você fazer esse protetor para fogão aí na sua casa! Venha descobrir como é fácil fazê-lo:

Deixe o fogão limpinho

Primeiro passo superessencial! Antes de forrar o fogão com papel-alumínio, é necessário que ele esteja limpo, afinal, de nada adianta esconder a poeira debaixo do tapete, né? E tem como limpar o fogão sem nenhuma dificuldade: basta passar detergente neutro com a parte macia da esponja. Depois é só passar um pano úmido e finalizar com um pano seco. Repita esse processo com as partes removíveis, tal como as bocas do fogão e a grade.

Prepare o papel-alumínio

Com as bocas do fogão e grade já limpas, coloque-as de lado para deixar o fogão livre para ser forrado com o papel-alumínio. Agora é que começa a parte divertida! Pegue o papel-alumínio e estique-o sobre a superfície do fogão, medindo a quantidade necessária a ser utilizada e corte com uma tesoura. Fique atento para deixar cerca de 3 cm sobrando nas laterais do papel para que você possa prendê-lo melhor ao fogão e fazer um melhor acabamento.

Papel-alumínio utilizado para forrar fogão
Papel-alumínio utilizado para forrar fogão
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Aplique o papel sobre o fogão

Após cortar o papel-alumínio, hora de aplicá-lo! Coloque-o sobre a superfície do fogão e, com um pano de prato, vá esticando o papel para que ele vá tomando forma dos detalhes do seu fogão. Mas lembre-se de fazer isso delicadamente para evitar rasgar o papel, hein?

Deixe as bocas do fogão livres

Afinal, as chamas precisam sair, né? Com uma faca de ponta, corte os buracos de acordo com o tamanho de cada boca, ficando atento para não deixar que sobrem pedaços de papel. Caso aconteça, isso pode atrapalhar o funcionamento da chama.

Volte tudo ao lugar

Com o papel aplicado e cortado de forma a deixar livre as bocas do fogão, basta colocar os queimadores e a grade de volta. Se necessário, acerte alguns detalhes verificando se o papel não está atrapalhando o funcionamento de nenhuma das bocas do fogão. Prontinho!

Viu como é fácil manter seu fogão sempre limpo? Quando estiver muito sujo, basta retirar a grade e as bocas do fogão e descartar o papel-alumínio utilizado e colocar um novo do jeitinho que a gente explicou agora. Simples e prático!

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade