0

Como armazenar os queijos corretamente: veja as dicas

Na geladeira ou fora dela? Descubra como armazenar os queijos corretamente!

5 jul 2018
11h51
  • separator
  • comentários

Existem muitos tipos de queijo e todos são deliciosos, né? Para que eles mantenham a qualidade e o sabor, são necessários alguns cuidados para armazená-los. Quais queijos podem ficar na geladeira? Quais podem ser congelados? Descubra no TudoGostoso dicas de como armazenar os queijos corretamente!

Diferentes tipos de queijo
Diferentes tipos de queijo
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como armazenar os queijos corretamente

Muita gente tem o costume de guardar os queijos na geladeira. Para os tipos mais comuns, como queijo minas, ricota, prato e mussarela essa realmente é a melhor forma de guardá-los. Porém cada um deve ser guardado de uma forma diferente.

O queijo minas deve ser guardado sem o soro e nunca na parte mais fria da geladeira. Isso porque ele pode congelar levemente. Diferente de outros queijos, o queijo minas não deve ser congelado. Ele contém muita água e, ao ser descongelado, sua textura muda completamente, ficando arenosa. Por isso, o queijo minas deve ser mantido fora do congelador. Já a ricota pode ser congelada tranquilamente!

Além disso, é importante ficar atento aos sinais: o queijo minas forma uma casca amarelada ao redor, e isso é normal, não quer dizer que está estragado. Na hora de consumir, corte essa parte fora. Mas fique de olho! Essa casca quer dizer que o queijo já não está mais tão fresco e deve ser consumido logo. Vale destacar que essa casca se forma muito mais facilmente quando o queijo não é guardado dentro de um recipiente vedado.

Queijo prato ralado
Queijo prato ralado
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Já o queijo prato e mussarela podem soltar um líquido dentro do recipiente que estão armazenados: isso significa que a temperatura da sua geladeira está muito alta, mas ele pode ser consumido normalmente. Se apresentar alguma marca de mofo, jogue todo o conteúdo do recipiente fora e higienize-o em água fervente. Além de potes fechados, eles também podem ser embalados em papel-filme.

Muita gente guarda queijos mais duros, como o parmesão, fora da geladeira. Realmente não tem problema e não atrapalha no sabor do produto, mas se você vive em um lugar muito quente, é preferível deixá-lo na geladeira. Vale a pena ficar atento às informações das embalagens!

Outro detalhe muito importante é não guardar queijos diferentes juntos, pois isso mistura os sabores e atrapalha a conservação.

Mesa com grande variedade de queijos
Mesa com grande variedade de queijos
Foto: Shuterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade