2 eventos ao vivo

Como aliviar o ardor da pimenta nas mãos: 5 dicas

Chega de sofrimento na cozinha: confira 5 dicas para aliviar o ardor da pimenta nas mãos!

9 jul 2018
11h00
  • separator
  • comentários

Quem aí foi preparar uma receita com pimenta e acabou com a mão vermelha e ardendo? Muitas pessoas passam por apuros na hora de manusear esse ingrediente. Isso ocorre quando a pele entra em contato com a capsaicina, uma substância presente na pimenta que causa irritação e sensação de ardor. Isso pode acontecer até mesmo enquanto você corta a pimenta: a pele entra em contato com a pimenta e suas sementes ou óleos podem provocar a queimação. Mas como amenizar o ardor da pimenta nas mãos? É isso que o TudoGostoso vai te mostrar agora!

Pimenta dedo-de-moça sendo cortada
Pimenta dedo-de-moça sendo cortada
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como amenizar o ardor da pimenta nas mãos

Não abra mão das luvas

Sim, leitores! A primeira dica e mais importante de todas: utilize luvas na hora de cortar pimentas. Isso vai impedir o contato direto da sua pele com a capsaicina ? e evitar que você pare todo o preparo da receita devido ao ardor intenso nas mãos. Se não tiver luvas por perto, um saco plástico limpo ou um papel-toalha também poderão te ajudar.

Lave as mãos com detergente

Não usou luvas e agora está sofrendo com a ardência nas mãos? Então lave as mãos, mas com detergente em vez de sabonete líquido. Isso porque o detergente será mais eficaz para amenizar a ação da capsaicina na pele e dissolver o óleo da pimenta, reduzindo a sensação terrível de ardência.

Conte com o azeite

O azeite pode ser seu aliado tanto antes de cortar pimenta quanto na hora em que a sua mão estiver ardendo. Isso porque esse ingrediente vai ajudar a dissolver as substâncias que provocam o ardor na pele. Para isso, basta colocar uma quantidade pequena nas mãos e esfregar o azeite por elas, formando uma fina camada.

Leite gelado

Uma outra opção é mergulhar as mãos em um recipiente com leite bem gelado e deixar ali por alguns minutinhos. Caso o leite não esteja gelado, vale adicionar alguns cubinhos de gelo ao líquido também. Outra dica é adicionar farinha ao leite gelado, a fim de formar uma espécie de pasta, e deixar agir sobre o local que está com ardência por alguns minutos.

O álcool pode te ajudar

Se não tiver detergente por perto, o álcool também pode te ajudar! O álcool também é capaz de dissolver a capsaicina e os óleos da pimenta. Para isso, basta colocar um pouco do álcool nas mãos e esfregá-las bem . Mas se não tiver um álcool por perto, uma opção é contar com uma bebida com teor alcoólico bem alto, como a vodca.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade