1 evento ao vivo

Como a panela de pressão funciona

Veja por que a panela de pressão cozinha os alimentos mais rapidamente!

10 set 2018
11h03
  • separator
  • comentários

A panela de pressão é uma mão na roda na cozinha: com ela, os pratos ficam prontos mais rápido, o que ajuda também a economizar gás. É possível fazer receitas doces e salgadas com a panela de pressão e o macarrão e pudim estão aí para provar isso! E não precisa ter receio de utilizá-la, viu? O blog do TudoGostoso já te mostrou 7 dicas para usar a panela de pressão sem medo e hoje a gente vai te mostrar como a panela de pressão funciona! Como ela cozinha os alimentos tão rapidamente? É tecnologia? Feitiçaria? Nada disso! Veja a seguir!

Panela de pressão no fogão
Panela de pressão no fogão
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como a panela de pressão funciona

A água ferve a 100°C ao nível do mar. Em uma altitude maior, ela ferve a uma temperatura menor, pois a pressão atmosférica é menor. Quando a água ferve a uma temperatura menor, isso significa maior dificuldade na hora de cozinhar os alimentos, pois a água vira vapor antes de o alimento ficar pronto.

A água ferve quando suas bolhas com vapor de água vencem a pressão atmosférica que as empurram para o fundo do recipiente. Quando ela recebe calor, em certo momento a pressão dentro da bolha de vapor fica maior que a pressão do lado de fora e a bolha sobe. Ao chegar à superfície, o vapor é liberado e a energia fornecida é consumida na transformação do líquido em vapor, permanecendo a temperatura estável.

A panela de pressão funciona da mesma forma: ela tem uma borracha que impede que o vapor de água escape e, assim, a pressão interna vai aumentando à medida que a panela é aquecida.  Como ela fica com uma pressão maior que pressão atmosférica, a água entra em ebulição em temperaturas mais elevadas, o que faz com que sua comida cozinhe mais rápido.

Quando a pressão atinge um determinado ponto, ela empurra a válvula com pino e o vapor em excesso é liberado, impedindo que a pressão exploda a panela. Ela ainda tem uma válvula de segurança, que funciona caso a válvula com pino esteja entupida.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade