0

Buttermilk: o que é, como fazer em casa e como substituir

Se você ama receitas americanas, você precisa saber o que é buttermilk, como fazê-lo em casa e como substitui-lo nas receitas!

12 mar 2018
17h12
  • separator
  • comentários

Também conhecido como leitelho no Brasil, o buttermilk é um dos principais ingredientes de várias receitas de origem norte-americana, como a panqueca. Ele também é utilizado para fazer bolos e pães, já que ele ajuda a dar leveza à massa, tornando-a supermacia. Mas, afinal, o que é o buttermilk? Vem que o TudoGostoso te conta e ainda ensina como fazer buttermilk caseiro!

Garrafa de leitelho
Garrafa de leitelho
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O que é o buttermilk

É o líquido que sobra da produção de manteigas e que possui uma porcentagem de gordura menor que a do leite. Ele tem um intenso sabor azedo.

Apesar de ser muito útil na confeitaria e ser um importante ingrediente de várias receitas, ele ainda não é comercializado no Brasil. Agora você deve estar pensando "ué, TudoGostoso, como faço uma panqueca americana perfeita sem o buttermilk?". Calma, caro leitor: nós não vamos te deixar na mão!

Como fazer buttermilk caseiro

É muito simples preparar buttermilk caseiro. Tudo que você irá precisar é de nata ou creme de leite fresco!

Frigideira com massa de panqueca
Frigideira com massa de panqueca
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

No processador, bata o creme de leite fresco ou nata durante 10 minutos. Você perceberá que uma bola de manteiga se formará, mas um líquido estará no processador separado da manteiga. Use uma peneira para separar a manteiga do líquido formado. Esse líquido é o leitelho! Viu como é fácil?

Falso buttermilk

Se você não tem acesso nem ao creme de leite fresco nem à nata, não se preocupe. Existe um ingrediente bem fácil de fazer que irá substituir o uso do leitelho nas receitas: é a coalhada feita apenas com leite e vinagre ou limão.

Coloque 1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente em um recipiente, acrescente 1 colher (sopa) de suco de limão ou de vinagre e misture. Deixe descansar por 10 minutos fora da geladeira até talhar. Está pronta a sua coalhada!

Ah, esse ingrediente precisa ser utilizado imediatamente, tá? Nada de guardá-lo para usar depois!

Copo de buttermilk
Copo de buttermilk
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade