0

Bolo de números: como fazer o bolo da moda

O TudoGostoso vai te ensinar como surpreender a todos com esse bolo que está fazendo sucesso nas festas: o bolo de números!

7 mar 2018
12h36
  • separator
  • comentários

Bolo de números é mais um dos bolos que virou a sensação das festas e comemorações! Seja nas festas de criança, no aniversário dos adultos ou na festa da firma, esse tipo de bolo se destaca pelo seu formato diferente, moldado de acordo com o número desejado. Podendo ser montado no estilo naked cake ou coberto por glacês e pastas, esse bolo com certeza vai se destacar na sua mesa e deixar a decoração ainda mais divertida!

Bolo de número em formato de 8 e decorado com frutas
Bolo de número em formato de 8 e decorado com frutas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

É necessário ter uma forma em formato de números?

Não são necessárias diferentes formas de 0 a 9 para fazer nesse bolo. A base vai ser sempre a mesma, podendo variar da forma com furo central para a retangular ou quadrada. O segredo é o modo como você vai cortar e juntar as peças do bolo para formar o número final! Ficou curioso? Então confira como arrasar com o bolo de números :

Bolo feito em uma forma com furo central
Bolo feito em uma forma com furo central
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Ingredientes do bolo de números

Massa do bolo

5 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de açúcar
120 ml de leite integral
essência de baunilha a gosto (opcional)

Recheio

Se quiser dar um charme e gostinho a mais ao bolo, recheá-lo pode ser uma boa pedida! Você pode apostar em recheios como o creme alpino, o brigadeiro, o beijinho, a baba de moça, o creme de confeiteiro, o doce de leite e o que mais desejar.

Cobertura

Na hora da cobertura, solte a criatividade: vale o famoso chantininho, glacês, pasta americana, fondant, creme branco ou até mesmo polvilhar açúcar pelo bolo.

Decoração

Você pode finalizar a decoração com frutas, confeitos de chocolate ou até mesmo vários docinhos ? que pode ser brigadeiro, beijinho, leite em pó, cajuzinho, casadinho e por aí vai.

Bolo de números formando um 18 coberto de glacê verde
Bolo de números formando um 18 coberto de glacê verde
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Modo de preparo

Massa do bolo

Na batedeira, coloque os ovos, o açúcar e a essência de baunilha e bata até que dobre de tamanho.

Em seguida, adicione o leite e misture delicadamente.

Após misturar, vá adicionando aos poucos a farinha peneirada, misturando delicadamente de baixo para cima.

Em seguida despeje a massa em uma forma untada e forrada com papel-manteiga. Lembre-se que o formato da forma vai te ajudar a fazer o número!

No caso do número 8, são necessários dois bolos de pão de ló feitos na forma de furo central, dando aquele formato redondinho. No caso do número 1, fazer em uma forma retangular ou quadrada pode facilitar na hora de cortar.

Agora leve a forma ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 30 minutos ou até o bolo estar dourado e firme.

Assim que ficar pronto, retire do forno e reserve.

Montagem

Com o bolo já frio, desenforme-o. Se você for recheá-lo, esta é a hora de cortá-lo ao meio e adicionar o recheio.

Em seguida, corte o bolo como um quebra-cabeças. Forme partes que, encaixadas,  fiquem no formato do número desejado. Para uni-las, utilize brigadeiro em ponto mole ? tal como no bolo xadrez.

Monte os números sobre uma superfície lisa forrada com papel-manteiga . Isso vai impedir acidentes na hora de transportar o bolo.

No caso do número 8 , basta você cortar apenas uma das beiradinhas redondas de cada bolo, deixando-as retas ? estas beiradas retas são o ponto em que as duas partes do oito se encaixam.

Agora é só juntar os dois bolos, unindo as partes retas.

Já no caso do número 1 , será bem mais fácil se a massa for assada em uma forma quadrada. Basta dividir o bolo em 3 retângulos iguais. Corte um desses retângulos ao meio, na diagonal. Agora basta você posicionar o primeiro retângulo na vertical. Logo abaixo dele, encaixe o segundo retângulo na horizontal ? para formar aquele tracinho da parte inferior do 1. Se não quiser esse tal tracinho, não utilize, como foi feito na imagem do nosso bolo. Por último, mas não menos importante, posicione uma dos triângulos cortados anteriormente, formando a pontinha do número.

Para finalizar, adicione a cobertura de sua preferência! As coberturas mais densas e consistentes ajudam a esconder melhor a união dos pedaços dos bolos. Mas não deixe de investir na decoração: coloque muitos confeitos, granulado, gomas, frutas e docinhos por cima, que com certeza darão um charme pra lá de especial e gostoso!

Bolo de número em formato de 1
Bolo de número em formato de 1
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade