3 eventos ao vivo

Babaçu: saiba mais sobre essa palmeira e as suas utilidades

O babaçu é uma palmeira amplamente utilizada em diferentes áreas. Saiba mais sobre essa planta!

8 jun 2018
15h37
  • separator
  • comentários

Você sabia que o babaçu possui diversas utilidades? Essa palmeira do reino Palmae tem o nome científico Orbignya speciosa e pode ser usada de diferentes formas. Todas as suas partes são reaproveitadas e as sementes possem nutrientes essenciais para o organismo. Originária do Brasil, seu valor medicinal é tão grande que o Ministério da Saúde incluiu a espécie na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). Saiba mais sobre o babaçu e suas aplicações!

Palmeiras
Palmeiras
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Babaçu

A maior parte do babaçu pode ser aproveitado de diferentes maneiras. As suas folhas são utilizadas na produção de tintas e chás e na confecção de utensílios, como potes. As amêndoas são matéria-prima de óleos essenciais e a casca do tronco é usada como um repelente natural para insetos. O caule é amplamente usado para a construção de pontes e casas e a seiva é matéria-prima na produção de bebidas fermentadas. O palmito extraído da espécie é uma delícia e a sua farinha pode ser usada em diferentes receitas, como em um bolo de farinha de babaçu. São muitas funções diferentes para uma única palmeira!

Ele também é ótimo para a saúde: os polissacarídeos presentes na planta possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante. A composição da planta é rica em antioxidantes, importantes para o combate de radicais livres. Estudos farmacológicos atestam que a espécie tem uma forte ação analgésica e contra o hipertireoidismo.

O setor cosmético é um dos que mais se beneficia do babaçu. O óleo feito da espécie é muito usado em inúmeros produtos para cabelos. Graças às funções antissépticas, os fios ficam fortes e saudáveis. Além disso, são indicados para deixar a textura macia, sedosa e flexível. O óleo ajuda a criar uma película protetora no fio, garantindo um visual hidratado.

O babaçu também é aplicado na produção de combustível. Essa palmeira se tornou um grande movimentador da economia brasileira. Ainda assim, ele é interpretado como uma praga pela agricultura. Por conseguir renascer facilmente após o desmatamento, ele acaba ocupando áreas que deveriam ser ocupadas com outros cultivos. Mas no final das contas, os benefícios que acompanham o babaçu são tantos que o tornam uma das plantas mais importantes do território brasileiro!

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade