4 eventos ao vivo

Aprenda a fazer 12 tipos de cortes para legumes e verduras

Um pouco de técnica culinária facilita a vida: confira 12 tipos de cortes de vegetais!

13 set 2018
11h21
  • separator
  • comentários

Para cozinhar, é preciso ter muito amor e também um pouco de técnica, mesmo no preparo de receitas caseiras. Entre as técnicas culinárias mais simples estão os cortes de vegetais: cada um deles dão um visual e textura diferentes aos pratos e também podem modificar o seu sabor. Se você gosta de se aventurar na cozinha e quer aprender mais, confira a seguir 12 tipos de cortes para legumes e verduras para você usar nas suas receitas:

Aprenda a fazer 12 tipos de cortes para legumes e verduras

12 tipos de cortes para legumes e verduras
12 tipos de cortes para legumes e verduras
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Paysanne

São os cortes mais irregulares que podem ter diversos formatos: losangos, cubos, redondos ou ovais. Normalmente tem até 2 cm de cada lado.

Vichy

São cortes arrendondados e finos: as fatias devem ter no máximo 2 mm de espessura. Geralmente fazemos em cenouras ou legumes mais alongados.

Corte julienne
Corte julienne
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Julienne

Esse é um dos cortes mais versáteis na gastronomia. São feitas tiras de 3 mm de espessura e até 5 cm de comprimento, formando tiras longas e finas. Os legumes cortados dessa maneira podem ser usados para enfeitar pratos.

Mirepoix

Com esse corte, os vegetais ficam em formato de pequenos cubos (bem pequenos mesmo!). Deve ter no máximo 8 mm de cada lado e pode ser usado em diversas receitas (principalmente complementos de molhos).

Parmentier

Famoso por ser usado em queijos, o corte parmentier também deixa seus legumes com o formato de cubos com até 12 mm de cada lado. Usado para guarnições de muitos pratos.

Corte batton
Corte batton
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Batton

Também conhecido como corte em palitos: o famoso formato das batatas fritas! Os cortes são feitos para que o legume fique com 1,5 cm e até 7 cm de comprimento.

Jardiniére

Conhecido como jardineira, é um corte retangular que deixa o ingrediente em formato de bastões (quadrados ou retangulares). Suas medidas variam, mas normalmente possuem até 6 mm de lado e 2 cm de comprimento.

Tourné

Tem esse nome pois os legumes são "torneados", cortados parecendo um barril. Sua forma é mais grossa, alongada e suas pontas quadradas. É um corte bem versátil e tem mais de 5 tipos de tamanho.

Corte demidov
Corte demidov
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Demidov

É um corte feito especificamente em uma máquina própria, como uma mandolina. Assim o legume fica cheio de ondulações: as famosas batatas onduladas!

Olivette

Normalmente feito em batatas, esse corte deixa os legumes em forma de azeitona (pequenas bolinhas). Tem até 3 cm de comprimento e são muito usados para guarnições de carnes e frangos.

Corte chiffonade
Corte chiffonade
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Chiffonade

Essa técnica consiste em cortar em tiras bem finas. Normalmente usada em folhas de couve, espinafre ou manjericão, o corte em chiffonade é um clássico na cozinha.

Chips

Também muito usado em batatas, esse corte redondo e fino tem até 2 mm de espessura (se forem mais grossos se tornam portuguesa).

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade