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Alimentos ricos em ômega 3: confira 7 fontes naturais da substância

Conheça 7 alimentos ricos em ômega 3 e veja quais possuem as maiores concentrações dessa substância essencial para o bom funcionamento do corpo

24 jun 2019
17h53
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O ômega 3 é um ácido graxo com diversos benefícios, entre eles, a melhora da memória, combate aos radicais livres, ação anti-inflamatória, aumento da absorção de cálcio e prevenção de doenças cardiovasculares. Apesar de ser essencial para o nosso corpo, ele não produz a substância, que precisa ser adquirida através da alimentação. Veja 7 alimentos ricos em ômega 3 e descubra qual possui a maior concentração.

Conheça 7 tipos de alimentos ricos em ômega 3
Conheça 7 tipos de alimentos ricos em ômega 3
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Alimentos ricos em ômega 3:

1) Leguminosas

Leguminosas são uma boa maneira de aumentar a quantidade de absorção de ômega 3 no dia a dia: o consumo de feijão, ervilha, grão-de-bico e de soja são exemplos do consumo diário. No entanto, elas não são a melhor fonte do composto, pois sua concentração não é tão alta.

2) Folhas verde escuras

Mais um motivo para comer verduras! Opções como brócolis, espinafre e couve, entre outras coisas, são uma boa fonte vegetal de ômega 3.

3) Camarão

Não apenas o camarão, mas outros crustáceos também são ótimas fontes de ômega 3. A dica é optar por mariscos frescos, visto que suas propriedades se perdem em significantes quantidades com o passar do tempo.

4) Sementes

Achou que sementes só serviam para dietas de emagrecimento? Além de extremamente versáteis, elas são ricas em fibras, que ajudam na digestão, e ômega 3, poderoso ácido graxo. Experimente incluir linhaça, cânhamo e chia em suas receitas!

5) Óleos vegetais

Entre os óleos, a canola possui a maior quantidade do composto, além de possuir poucas gorduras saturadas. Outros óleos, como o azeite, não devem ser dispensados, pois também são ótimas fontes de ômega 3.

6) Oleaginosas

Oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, são ótimas fontes de ômega 3. Há diversas formas de aplicá-las na alimentação diárias, inclusive in natura. A dica é adquiri-las com casca para que não oxidem e percam seus nutrientes.

7) Peixes

Peixes de água fria são a principal fonte de ômega 3: sua concentração por peixe pode chegar a mais de 200% do valor de consumo diário recomendado. Em ordem decrescente, os peixes com maior concentração da substância são arenque, sardinha, salmão e atum.

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