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Alimentos fermentados: confira quais são e seus benefícios para a saúde

Conheça o poder dos alimentos fermentados: confira quais são os mais consumidos e veja os seus benefícios para a nossa saúde

28 out 2019
16h18
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Os alimentos fermentados estão em alta no mundo culinário devido aos inúmeros benefícios que possuem. Eles são excelentes fontes de fibras e nutrientes, auxiliando assim na boa saúde do sistema digestivo, além de agirem como termogênicos naturais, perfeitos para quem faz exercícios ou quer emagrecer. Confira 7 alimentos fermentados e saiba mais sobre eles:

Conheça os principais fermentados e saiba seus benefícios
Conheça os principais fermentados e saiba seus benefícios
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Alimentos fermentados: confira quais são e seus benefícios para a saúde

O que são alimentos fermentados?

Os alimentos fermentados estão presentes em nossa alimentação diária, mesmo quando não percebemos, como é o caso de pão, cervejas e vinhos. Esse processo acontece pela ação de bactérias, probióticos e micro-organismos que degradam proteínas e açúcares, o que faz com que os alimentos sejam alterados em textura e sabor.

Saiba os benefícios

O principal benefício dos alimentos fermentados é sua atuação no sistema digestivo: eles promovem uma melhora significativa da digestão, além de ajudar a regular e balancear a flora intestinal, que garante o bom funcionamento do intestino. Eles também auxiliam numa melhor absorção de vitaminas e nutrientes, fortalecem o sistema imunológico e agem contra agentes infecciosos, ajudando na produção de anticorpos.

Os alimentos fermentados também funcionam como detox para o organismo, estimulando a eliminação de toxinas e metais do organismo. Eles também ajudam a melhorar o humor por estimularem a produção de serotonina e possuem um alto valor nutricional e terapêutico.

Conheça os principais alimentos fermentados

Kefir é um tipo de alimento fermentado obtido a partir do leite
Kefir é um tipo de alimento fermentado obtido a partir do leite
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Kefir

Muito parecido com iogurte, o kefir é um probiótico produzido através do leite, com alto valor nutricional. Ele aumenta a absorção de cálcio, sendo um grande aliado da saúde dos ossos e melhora da digestão. De sabor parecido com iogurte, só que mais ácido, ele pode ser obtido pela fermentação de água com açúcar mascavo, o chamado kefir de água, ideal para veganos, ou pela fermentação de leite, sendo chamado de kefir de leite.

Chucrute

O chucrute é um prato muito conhecido, de origem alemã, obtido a partir da fermentação do repolho (branco ou roxo) com sal. É uma conserva muito consumida ao redor do mundo, além de ser muito saborosa e perfeita para acompanhar carnes e sanduíches. Por ser rico em ácido láctico, auxilia na boa digestão e funcionamento do intestino, além de agir na absorção de nutrientes. Promove também o bom funcionamento da bexiga e na eliminação de ácido úrico. Por ser um poderoso antioxidante, promove a ação contra inflamações e infecções, fortalecendo o sistema imunológico.

Kombuchá

O kombuchá tem feito muito sucesso entre as pessoas que seguem uma alimentação saudável. Feito a partir da fermentação de chá verde ou preto, açúcar e outros componentes ricos em cafeína, ele é um poderoso aliado de quem quer perder peso pois regula o intestino, acelera o metabolismo e limita a acumulação de gordura. Além disso, é considerado um termogênico e ótima fonte de energia, atuando como estimulante, principalmente para quem faz atividades físicas.

Kimchi: fermentado coreano apimentado
Kimchi: fermentado coreano apimentado
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Kimchi

O kimchi é um prato base da culinária coreana, de grande importância histórica e cultural para o país. Por ser um prato muito difundido em seu país de origem, o kimchi possui diversas preparações diferentes, porém sua receita clássica se baseia na fermentação da acelga com especiarias, alho, gengibre e pimenta vermelha. Como todos os fermentados, o kimchi é cheio de benefícios e seu consumo regular faz muito bem ao corpo. Ele auxilia na boa digestão e regularização do intestino, ajuda no emagrecimento por acelerar o metabolismo e promover a sensação de saciedade, além do melhor processamento de carboidratos.

Natto

O natto é um prato japonês obtido a partir da fermentação dos grãos de soja. Ele possui um altíssimo valor nutricional e uma enorme concentração de fibras, que atuam diretamente na digestão e agem contra a constipação. Além disso, ele ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial, além de ser uma ótima fonte de vitamina K (vitamina que previne hemorragias), um raro nutriente em fontes de alimentos.

Missô

O missô é uma pasta de soja feita a partir da fermentação desta com arroz e sal. De origem japonesa, o missô faz parte de diversos pratos dessa culinária, principalmente do missoshiru, que é uma tradicional sopa preparada com missô e tofu, muito consumida pelos japoneses. Possuindo alto valor nutricional, ele atua como desintoxicante do organismo, auxilia na digestão e é um estimulante natural, sendo uma ótima fonte de energia. Muito consumido no inverno, o missô também protege o corpo contra infecções de vírus e contribui para boa saúde do pulmão.

Tempeh

Muito consumido por vegetarianos e veganos para substituir a carne, o tempeh é um prato típico da Indonésia obtido a partir da fermentação da soja com uma cultura de organismos. Sendo parecido com o missô, ele possui uma consistência mais rígida e sabor mais apurado, sendo similar com cogumelos. Ele é ótimo para quem sofre com altos níveis de açúcar, pois atua na diminuição das taxas de glicose, além de ser excelente para quem quer emagrecer, por acelerar o metabolismo.

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