0

Água de berinjela: saiba os benefícios e como fazer em casa

Confira todos os benefícios que tomar água de berinjela pode trazer para o organismo e ainda aprenda com o TudoGostoso com fazer na sua casa

11 out 2019
17h27
atualizado em 13/10/2019 às 15h59
  • separator
  • 0
  • comentários

A berinjela é um vegetal muito consumido e adorado por ser prática e versátil, além de muito saborosa. Rica em vitaminas e em nutrientes como ferro, magnésio, cálcio, fósforo e potássio, também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Mas você conhece os benefícios de tomar a água de berinjela diariamente? Confira as informações do TudoGostoso e aprenda a fazer em casa:

Conheça os benefícios da água de berinjela e aprenda a fazer em casa
Conheça os benefícios da água de berinjela e aprenda a fazer em casa
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Benefícios da água de berinjela: conheça

É muito comum ver nutricionistas receitando água de berinjela. Isso acontece porque a berinjela, além de ser riquíssima em vitaminas e nutrientes, é um vegetal que possui antocianina, uma substância antioxidante que auxilia na perda de peso e na regularização dos níveis de colesterol. Além disso, as fibras presentes no vegetal auxiliam no processo de digestão e absorção de gorduras, o que faz com que a água de berinjela dê a sensação de "menos barriga". Nessa água ainda há a ação da saponina, uma molécula que é liberada com a infusão e age na quebra das partículas de gordura.

Por também possuir propriedades antidiuréticas, a água de berinjela age contra a retenção de líquidos, fazendo com que o corpo desinche. Para quem tem diabetes, a berinjela é uma poderosa aliada por ser muito eficiente em baixar o número de açúcar do sangue. É possível perceber, também, que o uso contínuo da água de berinjela promove uma melhora no metabolismo, na digestão e no funcionamento do intestino - sendo ótima pra quem tem intestino preso. Essa água ainda melhora a qualidade da pele, agindo contra as celulites (alivia a inflamação dos folículos de tecido que causam os furinhos) e contra o envelhecimento (por ser rica em vitamina A e C, melhorando as linhas de expressão).

A berinjela, entretanto, possui grandes números de solanina que, além de causar alergia em algumas pessoas, também pode causar distúrbios intestinais, por isso a água de berinjela deve ser consumida no máximo 3 vezes por dia, antes das principais refeições.

Como fazer a água de berinjela

Ingredientes

1 berinjela média ou grande
1 litro de água
suco de 1 limão (opcional)
raspas de gengibre (opcional)

Modo de preparo

Higienize a berinjela antes de usar: ela deve estar bem limpa e livre de impurezas
Em seguida, corte a berinjela em rodelas
Deposite as rodelas de berinjela dentro de uma garrafa de vidro (de preferência com tampa)
Despeje 1 litro de água dentro da garrafa
Saborize sua água de berinjela com limão e gengibre, caso desejar
Deixe na geladeira por uma noite (ideal preparar antes de dormir) e depois está pronta para consumir

Como usar a água de berinjela

A água de berinjela deve ser consumida todos os dias em jejum, assim que acordar. Não pode ser consumida mais que três vezes por dia devido à toxicidade da solanina. Se esquecer de tomar de manhã, pode tomar antes de outra grande refeição como almoço ou jantar.

Veja também:

Confira 10 receitas com berinjela bem fáceis de fazer

Farinha de berinjela: conheça os benefícios e como utilizar esse ingrediente nutritivo

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade