1 evento ao vivo

Abrótano: para que serve e benefícios da planta para a saúde

Já ouviu falar sobre o abrótano? Saiba mais sobre a planta aromática da Europa que tem propriedades medicinais no blog do TudoGostoso

29 mai 2019
18h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Chamado de Artemisia abrotanum, o nome científico do abrótano faz referência à deusa grega Artemis. Antigamente, acreditava-se que a planta promovia o crescimento da barba e, na época medieval, ela chegou a ser usada como ingrediente em "poções do amor". Atualmente, a utilidade da planta se mantém similar, porém seus benefícios não se parecem nada com o que se especulava. Veja a seguir os benefícios do abrótano para a saúde e para que a planta serve.

Abrótano: saiba mais sobre a plante e seus benefícios
Abrótano: saiba mais sobre a plante e seus benefícios
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Abrótano: para que serve e benefícios da planta para a saúde

O que é abrótano

Conhecida por uma série de nomes como abrótega, alfacinha-do rio e aurónia, o abrótomo é uma planta aromática que pode ser usada em uma série de tratamentos naturais. Bastante cultivada por jardineiros e muito comum na Europa, de onde é natural, ela pode ser encontrada à venda em farmácias de manipulação, produtos naturais e algumas feiras livres.

Benefícios e propriedades

Apesar de não fazer a barba crescer, como acreditava-se antigamente, o abrótano é, entre muitas coisas, antisséptico, diurético e carminativo, capaz de eliminar vermes intestinais, aliviar frieiras, e até funcionar como repelente natural de insetos devido ao cheiro de cânfora exalado pelas suas folhas. Também é possível extrair da planta um corante de cor amarela, indicado para tingir lãs.

Trata a insônia

Por possuir um efeito relaxante, ele pode ser utilizado para aliviar problemas relacionados ao sono. Se combinado com ervas como a camomila, seu efeito é potencializado.

Mantém o bom funcionamento do corpo

Seu efeito analgésico alivia diferentes tipos de dor, como cólicas menstruais. Suas propriedades anti-inflamatórias melhoram o funcionamento do organismo e combatem pequenas inflamações como dores de garganta.

Como consumir?

Os benefícios do abrótano se encontram em suas folhas, que são bem utilizadas como tempero em pratos com gorduras, como molhos, massas e carnes. Apesar da aplicação em receitas de cozinha, ele é mais consumido em chás, que podem conter outras ervas.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade