1 evento ao vivo

6 erros de cozinha de principiante: veja se você faz algum desses

Começando a cozinhar agora? O TudoGostoso te mostra quais são os principais erros de cozinha de principiante para você nunca mais repeti-los.

15 out 2019
17h38
  • separator
  • 0
  • comentários

A gente sabe que não é todo mundo que tem facilidade para cozinhar. Até chegar na experiência de um Chef de cozinha ou, pelo menos, ter mais noção das receitas, demora um pouco. Mas isso não quer dizer que você não possa se aventurar e preparar pratos incríveis. Aqui no TudoGostoso você encontra receitas superfáceis para praticar e arrasar na cozinha. Além disso, a gente te mostra hoje quais são os principais erros de cozinha de principiante. Veja se você faz algum desses e saiba como não repeti-los:

6 erros de cozinha de principiante: veja se você faz algum desses

Erros de cozinha de principiante: saiba se você faz algum desses
Erros de cozinha de principiante: saiba se você faz algum desses
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Sal

Um dos maiores problemas de quem começou a cozinhar há pouco tempo é com o sal. Um dos itens mais importantes da cozinha, ele estraga a comida de muita gente de primeira viagem. Por isso, é importante que você faça o seguinte: bote o sal aos poucos e prove o tempo todo. Fazendo isso, você vai garantir que todas as suas etapas estão sendo feitas de forma perfeita. Aí você tem a certeza de que não está salgado demais ou deixando seu prato sem gosto nenhum.

Panelas

Outra dificuldade de quem começou agora: as panelas. Donas das cozinhas, as panelas são o braço direito dos cozinheiros. E é por isso que elas são tão importantes quanto os ingredientes. Muita gente não sabe, mas uma panela errada pode comprometer todas as etapas da receita, então se atente ao tamanho e tipo de panela usada. Com um recipiente pequeno e de material errado, seus pratos vão por água abaixo. Dica: deixe sua panela esquentar bastante antes de começar o preparo. Muita gente tem medo de deixar a panela no fogo, mas isso é muito importante. O tempo certo permite que a panela esquente na temperatura correta e cozinhe de forma uniforme o alimento.

Fogão

A gente sabe quem nem todos os preparos da cozinha são feitos no fogão, mas vamos combinar que ele é um dos aliados de quem quer fazer pratos maravilhosos, não é mesmo? E é por isso que você precisa estar sempre atento a esse eletrodoméstico. Ele deve estar sempre muito bem regulado: um fogão perfeito é aquele em que todas as bocas estão desobstruídas e funcionando muito bem. Além disso, sempre fique atento na quantidade do gás para não ser surpreendido. Dica: com o tempo você vai se acostumar e começar a perceber a potência do seu forno e fogão. Isso é importante para definir o tempo e o preparo das receitas.

Tempo de preparo

Essa parte é um pesadelo até mesmo para pessoas experientes na cozinha. O tempo em que você prepara e deixa seu alimento no fogo é muito importante. Qualquer descuido pode transformar sua receita em um verdadeiro desastre. Por isso, fique sempre atento aos preparos e aos ingredientes usados. Alimentos mais delicados como peixes e legumes não precisam ficar sendo mexidos toda hora na panela. E ingredientes como alho e cebola não pode dourar por muito tempo, senão eles queimam e estragam tudo. Além disso, é importante que você preste atenção no óleo usado: normalmente os azeites de oliva esquentam mais rápido e, por isso, podem queimar seus alimentos mais rápido também.

Organização

Já que você não possui muita experiência na cozinha, o ideal é se preparar com antecedência. Por isso, sempre se organize: pode ser chato no começo, mas pode te ajudar a não cometer os mesmos erros sempre. Faça uma lista de ingredientes e verifique se você possui todos os itens da lista da receita. Se concentre no que você está fazendo, com o tempo você vai perceber que já vai estar mais fácil, mas por enquanto fique bem ligado no fogão! Além disso, leia a receita mais de uma vez, aprenda o que você irá fazer. Pode parecer estranho, mas ler a receita mais de uma vez pode te ajudar a não esquecer alguma etapa ou errar um processo importante.

Itens certos

É muito importante que você tenha o cuidado de escolher os melhores itens para sua cozinha. Um bom cozinheiro precisa de utensílios certos para preparar as receitas. Por isso, tenha em mãos colheres grandes, tábuas de corte, facas afiadas e panelas corretas para todos os tipos de cozimento. Assim, fica quase impossível não fazer as etapas de maneira correta e o seu prato vai dar sempre certo!

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade