0

6 dicas de higiene na cozinha: como evitar contaminação

Confira essas dicas e afaste qualquer bactéria dos seus alimentos!

30 ago 2018
18h23
  • separator
  • comentários

A cozinha pode se tornar um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e micro-organismos. Além de nos preocuparmos com a qualidade dos ingredientes utilizados, é essencial termos cuidados com a higiene antes de começar a preparar alguma refeição. Fique sempre ligado em como e onde sua comida é preparada! Por isso, o TudoGostoso separou 6 dicas de higiene na cozinha para te ajudar a evitar qualquer risco à sua saúde. Se liga nesses cuidados simples e eficientes para deixar sempre tudo limpo e higienizado!

6 dicas de higiene na cozinha
6 dicas de higiene na cozinha
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

6 dicas de higiene na cozinha

Higienize bem as colheres de pau

A madeira acumula bactérias com mais facilidade e os micro-organismos dificilmente são retirados na lavagem. Por isso, é muito importante fazer uma higienização cuidadosa das colheres de pau. Para isso, lave com água quente e sabão, enxágue e coloque a colher em uma solução de água com vinagre, deixando de molho por 10 minutos. Depois, é só secá-la com um pano limpo.

Aposente sua colher de pau
Aposente sua colher de pau
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Não misture seus utensílios

Tenha uma colher para cada panela ou processo da sua receita. Misturar esse utensílio pode causar contaminação cruzada: uma bactéria de um alimento pode facilmente passar para outro.

Lave sempre as mãos

Não custa repetir: lave as mãos sempre antes e depois de cozinhar! Com suas mãos completamente limpas e higienizadas, a contaminação dos alimentos por bactérias e sujeira fica mais difícil. Não se esqueça de não usar nem anéis ou pulseiras durante o preparo do seu prato.

Lavar sempre as mãos
Lavar sempre as mãos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Guarde adequadamente o resto dos alimentos

O ideal é que você guarde na geladeira resto de alimentos apenas em potes de plásticos ou vidro. Sobras de ingredientes enlatados, em conserva ou até em panelas podem contaminar sua comida pela transferência dos metais. Por isso, guarde em potes vedados que não causem danos a sua saúde. Não se esqueça de sempre lavar latas e embalagens vindas do mercado antes de colocá-los na despensa ou geladeira.

Higienize seus alimentos

Antes de começar a sua receita, lave bem seus ingredientes! Para legumes, frutas e verduras é essencial uma boa limpeza antes de cozinhar. Sempre retire as folhas estragadas, lave com muito cuidado em água corrente e também deixe molho por 15 minutos em uma mistura de água com vinagre ou hipoclorito de sódio. Dica: se a sujeira persistir, use escovinhas e esfregue bastante!

Higienize seus alimentos
Higienize seus alimentos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Lixeira e panos na pia

Na cozinha, a distância entre a lixeira e os alimentos acaba sendo muito pequena, o que facilita a transmissão de bactérias. Opte por uma lixeira grande, de metal e que tenha abertura por pedal para que as suas mão não toquem no lixo. Pano na pia também se torna outro ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos. Por isso, use mais toalhas descartáveis, papel-toalha e rodo pequeno para higienizar e secar a pia.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade