0

5 dicas para a comida não empelotar: confira

Confira as dicas e arrase no preparo dos seus próximos pratos!

26 out 2018
16h44
  • separator
  • comentários

Se você tem o hábito de cozinhar, sabe que, no preparo de cremes e misturas, eles podem empelotar e estragar a sua receita. Para que isso não aconteça, confira a seguir 5 dicas para a comida não empelotar. O TudoGostoso te ensina como arrasar nas próximas receitas!

5 dicas para a comida não empelotar: confira

Dicas para não empelotar a comida
Dicas para não empelotar a comida
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Cremes

No preparo, os cremes geralmente levam amido de milho ou farinha de trigo. Esses ingredientes ajudam a engrossar o creme, mas podem empelotar sua mistura. Por isso, é melhor diluí-los em algum líquido da própria receita, como leite ou água. Acrescente devagar e mexa sem parar.

Fique de olho na altura do fogo
Fique de olho na altura do fogo
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Doces mais grossos

Doces que levam leite condensado e tem uma consistência mais grossa precisam de atenção redobrada! Fique sempre de olho na chama do fogo, use panelas mais grossas e não pare de mexer. Esses pratos levam tempo para chegar no ponto, por isso precisam de mais tempo no fogo e mais atenção na hora de serem feitos.

Mistura com ovos

Alguns tipos de cremes e misturas levam ovos e, dependendo da temperatura, pode empelotar. A mistura que for receber os ovos precisa esfriar antes de recebê-los, já que as gemas colocadas no quente podem cozinhar instantaneamente e estragar todo o prato.

Menos fogo mais utensílios

A maioria dos cremes empelota assim que aumentamos um pouco o fogo. Muitos deles, inclusive, não aguentam altas temperaturas, por isso o ideal é sempre apostar no fogo baixo e ficar de olho ao longo do preparo. Além de usar utensílios próprios para essas misturas como panelas de fundo grosso, fouets e colheres de pau e silicone!

Misture bem
Misture bem
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Manteiga e farinha (roux)

Essa misturinha muito usada em molhos brancos, é conhecida como roux. Pode ser uma tarefa meio complicada para quem está começando agora na culinária, mas com dois passos bem fáceis ela pode ficar mais prática. O truque é misturar fora da chama do fogão e batendo com bastante força. Use um fouet para dissolver por completo a farinha de trigo!

Dica: se mesmo depois de seguir as dicas a sua mistura empelotou, calma! Bata tudo em um liquidificador e passe por uma peneira: isso pode salvar seus ingredientes.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade