0

5 dicas de organização da cozinha para facilitar o dia a dia

Chega de cozinha bagunçada! Seguindo as 5 dicas de organização da cozinha do TudoGostoso, cozinhar vai ser a coisa mais fácil da vida. Confira!

9 ago 2018
19h09
  • separator
  • comentários

Para o TudoGostoso, a cozinha é a parte mais importante de qualquer casa (até porque a gente vive de comida, não é mesmo?). É na cozinha que passamos grande parte do nosso tempo preparando almoços para a família, jantares para os amigos, bolos de aniversário, sobremesas especiais e muito mais. Não dá para negar: a comida une tribos. Porém, ter uma cozinha toda bagunçada pode estressar até mesmo a pessoa mais calma. Para que você não sofra com esse problema, o TudoGostoso vai ensinar 5 dicas de organização da cozinha que irão facilitar a sua vida. Confira!

Cozinha moderna colorida com a banca bem organizada
Cozinha moderna colorida com a banca bem organizada
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

5 dicas de organização da cozinha

Eletrodomésticos (batedeira, liquidificador, processador etc.)

Hoje em dia são tantos aparelhos de culinária que precisamos de uma sessão só para falar deles! É batedeira de mão, batedeira planetária, fritadeira elétrica sem óleo, liquidificador, processador, suqueira… Imagina isso tudo em cima da bancada na cozinha? Cruz credo, chega a dar calafrios. Se você tem uma cozinha bem grande, cheia de bancadas, isso não é um problema. Porém, se você tem uma cozinha menor, você vai precisar guardar essas belezuras. O ideal é deixar fora do armário os eletrodomésticos que você usa com mais frequência ou que são muito grandes, como a fritadeira elétrica e a batedeira planetária. Os outros, deixe em armários mais baixos que sejam de fácil alcance.

Louças e talheres

Quase toda família tem aquele conjunto de pratos, copos e talheres que é usado no dia a dia (normalmente os supersimples e baratos) e um outro conjunto que é usado em datas especiais (os mais caros e chiques). Na hora de organizar a sua cozinha, faça da seguinte forma: nos armários mais baixos, que são mais facilmente alcançáveis, coloque os itens que usa com mais frequência. A louça chique pode colocar mais para cima. Além dela não ficar no caminho, ela ainda fica mais protegida, já que você não terá tanto contato. Em relação aos talheres, use a primeira gaveta para o dia a dia e a última para os não tão usados.

Copos são um assunto delicado. Há quem goste de deixá-los no armário juntos dos pratos. Porém, deixá-los perto do filtro ou da geladeira é bem mais prático. Você não precisa deixar 10 copos fora do armário: basta 1 para cada pessoa que mora com você.

Panelas organizadas
Panelas organizadas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Panelas

Panela é um negócio que ocupa espaço! As menores, mais usadas, guarde sempre na frente das maiores. Se o espaço for pouco, tente guardar as tampas separadas, assim você pode colocar panelas umas dentro das outras. Uma dica é usar um escorredor de pratos para organizar as tampas das panelas.

Alimentos

Calma, querido leitor, a gente sabe que as comidas são guardadas na geladeira. Mas estamos falando das comidas que não estragam e que ficam no armário: macarrão, feijão, arroz, achocolatado, açúcar… Muitas vezes a gente abre o pacote e não usa tudo. Deixá-los amarrados no armário nem sempre é a melhor coisa: pode, sim, dar bicho. Invista em potes herméticos ou bem fechados, de preferência transparente. Vale a pena etiquetá-los, também, com o nome do produto e a data de validade.

Já com os alimentos enlatados, é preciso ter um cuidado maior: eles devem ser guardados na geladeira depois de abertos. Antes, organize-os por tipo no armário ou na despensa.

Bancada da pia

Por último, mas não menos importante, temos a bancada. A principal parte da cozinha, o espaço em que você vai preparar as suas receitas favoritas. A melhor dica que podemos dar é deixar a bancada sempre limpa e organizada, sem nada por cima. A gente sabe que é difícil, mas evite usar muitos escorredores e outros itens que ocupem demais esse espaço.

Potes com comidas
Potes com comidas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade