0

5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol: confira

Confira 5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol e melhore a sua saúde!

16 abr 2018
16h53
  • separator
  • comentários

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo muito importante para o funcionamento do corpo. Atentar para as taxas de colesterol no sangue é essencial para a boa saúde, já que o aumento pode acarretar em sérios problemas, como doenças coronarianas. Exercícios regulares e uma boa alimentação são ideais para equilibrar os índices de LDL (o colesterol ruim) e HDL (o colesterol bom). Cerca de 70% do valor de colesterol no corpo são provenientes da produção feita pelo fígado, mas 30% é resultado da alimentação. Por isso é muito importante ter uma dieta equilibrada: confira 5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol.

Aveia em flocos: um dos alimentos para controlar o colesterol
Aveia em flocos: um dos alimentos para controlar o colesterol
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

5 alimentos para controlar o colesterol

Aveia

Rica em benefícios para a saúde, a aveia é um importante aliado para reduzir os níveis de colesterol. Uma das fibras na sua composição é a betaglucana, que entre as suas funções melhora a circulação do sangue, controla os níveis de açúcar e inibe a absorção de gordura. Essa combinação reduz os percentuais do colesterol LDL e aumenta a fração de HDL.

Oleaginosas

Responsáveis por combater o envelhecimento celular, as oleaginosas, como as nozes e as castanhas, também ajudam a controlar os níveis de colesterol bom e diminuir as taxas do ruim. Além disso, o consumo regular auxilia na perda de peso e na prevenção de doenças do coração.

Azeite: um dos alimentos para controlar o colesterol
Azeite: um dos alimentos para controlar o colesterol
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Azeite

O azeite é uma importante fonte de ácido oléico. Esse composto orgânico tem como parte de suas funções regular as taxas de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Mas os benefícios do azeite não param aí: seu consumo ajuda a reduzir as taxas glicêmicas, muito importante no controle da diabetes tipo 2.

Açaí

O açaí é composto por diversas gorduras que fazem bem à saúde. Quando puro, o açaí possui 60% de gorduras monoinsaturadas e 13% de poli-saturadas, combinação que reduz o LDL e melhora o HDL, exatamente o que é importante ao bem-estar.

Sementes de linhaça: ricas em ômega-3, um dos alimentos para controlar o colesterol
Sementes de linhaça: ricas em ômega-3, um dos alimentos para controlar o colesterol
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Linhaça

As sementes são importantes aliadas da alimentação saudável e a linhaça entra nessa lista com destaque. Esse pequeno grão é rico em ômega 3, essencial para diminuir as taxas do colesterol ruim. Seu consumo ajuda a evitar coágulos e doenças cardiovasculares em geral. Procure triturar os grãos antes de consumir, já que a casca é resistente e acaba não sendo digerida corretamente pelo intestino.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade