0

4 dicas de segurança para evitar acidentes na cozinha

Úteis e simples: confira 4 dicas de segurança para evitar acidentes na cozinha.

12 jul 2018
10h24
  • separator
  • comentários

Precisamos ter muitos cuidados para evitar acidentes na cozinha. Mesmo quem já tem prática e cozinha todos os dias pode deixar um detalhe ou outro passar e acabar causando um desastre. Por isso, o TudoGostoso vai contar 4 dicas de segurança para evitar acidentes na cozinha. Logo que você começar a tomar esses cuidados, eles se tornarão parte do seu dia a dia. Confira!

Mulher segurando o cabo da panela
Mulher segurando o cabo da panela
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

4 dicas de segurança para evitar acidentes na cozinha

Invista em luvas térmicas

Retirar formas, assadeiras e refratários do forno é uma das maneiras mais fáceis de acabar se queimando. Mesmo usando vários panos de pratos dobrados para evitar queimar a palma da mão, as costas ou o pulso ficam sem cobertura e podem acabar encostando em alguma parte do forno. Por isso, o melhor a ser feito é investir em luvas térmicas, que podem ser de pano ou de silicone.

Use descanso de panela

Os descansos de panela podem ser encontrados em vários materiais como madeira e silicone. Eles são muito úteis para não queimar toalhas (imagina estragar aquela sua toalha linda?). Porém sua maior utilidade é evitar o contato direto do refratário quente com a mesa fria. Dessa maneira, não há um choque térmico entre o refratário e a mesa. Vale lembrar que esse choque pode até fazer com que os recipientes de vidro quebrem, causando acidentes. Esses descansos não costumam ser caros, por isso, vale muito a pena comprar alguns.

Pessoa retirando assadeira com cookies do forno usando luva térmica
Pessoa retirando assadeira com cookies do forno usando luva térmica
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Preste atenção aos cabos das panelas

Nada de deixar o cabo das panelas virados para fora do fogão. Sempre deixe-os virados para dentro, em direção ao centro do fogão quando não estiver mexendo na panela. Dessa forma você evita esbarrar nos cabos. Essa dica é essencial para quem é desastrado. Você evita se queimar e até o desperdício de comida!

Quando você estiver mexendo em algo na panela, como um refogado ou um molho, certifique-se de segurar firme nos cabos para que a panela não escorregue.

Cozinha limpa

Ter uma cozinha sempre limpa, principalmente o chão, é uma das dicas mais importantes que o TudoGostoso vai dar hoje. Quando o chão está sujo e engordurado, ele pode ficar escorregadio, o que pode causar muitos acidentes graves. Para evitar que isso aconteça, mantenha sua cozinha sempre limpa. Uma dica para evitar respingos de óleo no chão é cobrir os arredores do fogão com jornal toda vez que for fazer alguma fritura, como um delicioso bolinho de chuva.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade