0

10 truques de limpeza para quem ama fazer faxina

Confira essas dicas e deixe sua casa ainda mais limpa!

11 set 2018
17h48
  • separator
  • comentários

Limpar a casa pode parecer uma tarefa chata e trabalhosa. Mas com o tempo e a prática as faxinas podem se tornar um momento não tão doloroso: afinal, dá para ouvir uma musiquinha enquanto se varre a casa, né? Por isso, se você é uma das pessoas que não abre mão de deixar a casa bem limpinha, confira 10 truques de limpeza para quem ama fazer faxina! Mas saiba que podem servir até para aqueles que só curtem um pouquinho, tá?

10 truques de limpeza para quem ama fazer faxina

10 truques de limpeza para quem ama fazer faxina
10 truques de limpeza para quem ama fazer faxina
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Use água quente

A água quente é um dos ótimos truques de limpeza para a sua casa. Enquanto estiver lavando seu banheiro ou cozinha, encha um balde de água quente e deixe no ambiente. Outra maneira é jogar água quente em azulejos, torneiras e pisos após esfregar com os produtos de limpeza. A temperatura alta da água ajuda a sujeira a sair mais fácil e os produtos usados agirem de forma mais eficaz. Mas cuidado para não se queimar, viu?

Use um arame e não esqueça os vidros da porta do forno

O forno é um lugar que acumula muitos restos de comida e gordura. Normalmente a porta do forno possui vidros duplos, o que contribui ainda mais para o acúmulo de sujeiras.  Por isso, não esqueça dessa área na hora da sua limpeza. Com um pano úmido e um arame você consegue alcançar a maioria das sujeiras e limpar melhor seu forno. Alguns modelos possuem a facilidade de desparafusar o vidro: preste atenção na próxima faxina!

O ralo da pia também fica sujo
O ralo da pia também fica sujo
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O ralo da pia também fica sujo!

Mesmo usando algum tipo de filtro, os ralos das pias ficam bem sujos. Por isso é muito importante limpá-los: faça uma misturinha de bicarbonato de sódio com vinagre branco. Uma colher (sopa) de cada deve ser suficiente: esfregue bem no ralo usando uma escova de dentes velha. Deixe agir por uns minutos e despeje água bem quente para enxaguar. Dica: para deixar um cheirinho gostoso e potencializar sua limpeza, experimente colocar rodelas de limão na abertura do ralo (corte de um jeito que elas não passem pelo buraco). Abra a torneira e deixe o suco do limão cair um pouco!

Não deite na sujeira, limpe seu colchão!

Derramou alguma coisa na sua cama e só passou um paninho úmido? Não mais! Misture um pouco de bicarbonato de sódio, água oxigenada e sabonete líquido. Coloque essa mistura em um borrifador e espirre sobre a mancha. Deixe agir por um tempinho e passe um pano limpo (pode ser um pouco úmido e depois um seco para finalizar).

Armários menos sujos

Com o tempo seus armários vão ficando cada vez mais sujos e encardidos. Pode ser difícil limpar armários muito grandes e de madeira (principalmente se ficam perto da cozinha). Mas com a mistura de 2 porções de bicarbonato de sódio e 1 de óleo de coco fica supersimples de limpar! Misture tudo e esfregue no armário com a ajuda de uma escova.

Deixe seu chuveiro limpo

O lugar que serve para tirar a nossa sujeira não pode estar sujo, certo? Por isso, de tempos em tempos é bom dar uma limpeza no seu chuveiro. Use um saco plástico (aqueles vendidos em mercados para conservar comida) com 1 copo (americano) de vinagre branco e 3 gotas de óleo de essência de limão. Amarre o saco na saída do chuveiro fazendo os buracos ficarem em contato direto com essa mistura. Deixe por pelo menos 8 horas, retire e passe um pano úmido para enxaguar.

Limpe as hélices do ventilador

Pode ser complicado limpar as hélices do ventilador sem fazer uma sujeira ainda maior no chão. Um simples pano pode empurrar toda a poeira acumulada e acabar sujando outra parte da casa. Para facilitar esse processo, use uma fronha velha. "Vista" a fronha na hélice e limpe tudo: dessa maneira a sujeira cai por completo dentro do pano.

Não esqueça da escova do vaso
Não esqueça da escova do vaso
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Não esqueça da escova do vaso!

A escovinha que usamos para limpar o vaso também precisa de uma limpeza. Um jeito fácil e simples de deixá-la sempre limpa é adicionando um pouco de desinfetante dentro da caixa que encaixa a escova. De tempos em tempos, troque a quantidade de desinfetante e dê uma bela enxaguada.

Sua máquina de lavar precisa de uma limpeza

Depois de várias lavagens, sua máquina de lavar não está mais tão limpa e pode acabar sujando suas roupas. Mas antes que isso aconteça, limpe com cuidado o tambor da sua máquina! Antes da sua próxima lavagem encha sua máquina com água quente e 1 litro de água sanitária com cloro. Ligue ela normalmente e deixe agitar por uns minutinhos. Desligue e deixe essa mistura agir por pelo menos uma hora. Passado esse tempo, coloque a máquina na lavagem completa e espere terminar. Pronto! Sua máquina de lavar ficará limpa como nova com esses truques de limpeza!

Um casa mais limpa e também mais cheirosa
Um casa mais limpa e também mais cheirosa
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Um casa mais limpa e também mais cheirosa

Depois de terminar a sua faxina use esse truque e deixe sua casa ainda mais perfumada! Coloque para ferver cascas de laranja, cravos, canela e um pouco de água. Deixe por alguns minutos e note o cheiro tomando conta da sua casa.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade