PUBLICIDADE

Salsicha: aprenda maneiras de usar e a conservar esse ingrediente

27 set 2021 16h02
ver comentários
Publicidade
Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha

A salsicha é um tipo de carne processada com muitos condimentos, o que a faz ser considerada por muitos como vilã. Mas não dá para negar que o ingrediente é muito saboroso e versátil. Por conta disso, a palavra de ordem no consumo da salsicha é moderação.

O ideal é evitar comer o ingrediente com frequência, mas degustar salsicha esporadicamente também não é nenhum pecado. Além de ser prática, ela é um ingrediente barato e se adapta a várias preparações, como tortas, pães, refogados, escondidinhos, salgadinhos, macarronadas, panquecas, suflês, omeletes, saladas, patês, entre outros.

Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha

Preparos da salsicha

  • Pode-se dizer que existem mil e uma maneiras de preparar. O clássico purê de batata ganha muito sabor coberto com um molho feito com tomates e salsicha.
  • Dá para fazer um espetinho colorido e saboroso de maneira bem fácil. Basta intercalar no espeto de madeira pedaços de pimentões, cebola, tomate e salsicha aferventada. Depois é só grelhar em uma frigideira por cerca de 5 minutos.
  • Outra preparação prática é cozinhar a salsicha, fazer um corte, rechear com queijo, enrolar em tiras de massa folhada ou de pastel e levar ao forno até dourar.
  • Dê uma nova cara para sobras de arroz, misturando, em uma tigela, com salsicha fatiada, queijo muçarela ralado, ervilha e tomate picado. Depois espalhe em um refratário e regue com um pouco de leite temperado a gosto. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno alto (200º C), preaquecido, por 15 minutos.

Que tal fazer uma carne assada diferente?

Tempere lombo suíno aberto como uma manta com sal, pimenta, suco de limão e vinho branco e deixe descansar para tomar gosto. Sobre a carne aberta, distribua rodelas de salsicha, ovos cozidos picados e azeitonas fatiadas. Enrole como um rocambole, amarre com barbante culinário, coloque na fôrma, regue com o tempero da marinada e leve ao forno coberto com papel-alumínio por mais ou menos 1 hora. Depois, retire o papel e deixe dourar no forno, regando de vez em quando com o molho da fôrma.

Mais saudável

As salsichas de frango e de peru também são muito saborosas e contêm menos calorias e gorduras que as tradicionais. Aposte nelas!

Conservação

Para conservar por mais tempo as salsichas, nunca as deixe guardadas na geladeira na própria embalagem, após aberta. O ideal é cozinhar as salsichas e mantê-las em um recipiente com a tampa bem fechada na geladeira por no máximo 7 dias. No congelador, elas duram 2 meses.

Guia da Cozinha
Publicidade
Publicidade