PUBLICIDADE

Receita de pão de ló ultraleve

A receita de pão de ló ultraleve é fácil, pode ser dividida, e também duplicada, e sempre dá certo

5 ago 2021 10h11
| atualizado em 1/9/2021 às 02h29
ver comentários
Publicidade

A receita de pão de ló ultraleve é fácil, pode ser dividida, e também duplicada, e sempre dá certo. O mais impressionante é que ao pegarmos o bolo pronto com as mãos ele pesa quase nada. E é exatamente por esse motivo que deve ser manuseado com muito cuidado na hora de ser retirado de forma.

Receita de pão de ló ultraleve
Receita de pão de ló ultraleve
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Para quem ainda não conhece o que é um pão de ló - ele é um bolo com muitos ovos e sem manteiga ou qualquer outro tipo de gordura.  A sua massa também não tem fermento.  A receita de pão de ló ultraleve é de origem portuguesa e muito antiga. E por isso, ela é um pouco diferente daquelas que normalmente usamos para fazer bolos.

Existe uma outra receita que às vezes também é chamada de pão de ló, e só que normalmente ela é usada para se fazer bolos recheados e rocamboles. O nome correto dessa massa é genoise (fala-se genuase).  Se você pretende fazer um bolo recheado é melhor usar essa outra receita. Acho melhor também avisar que a parte de cima do bolo costuma afundar um pouco quando sai do forno. Não é para ninguém achar que o bolo solou.

Existem algumas maneiras de servir o pão de ló, e todas são ótimas. A fim de aproveitar o rebaixo na parte de cima do bolo recomendo molhar essa área com uma calda de açúcar e vinho do Porto. Mas faça isso só na hora de servir para não deixá-lo muito molhado. Mas, eu gosto mesmo de comer o pão de ló ultra leve arrancando uns nacos com a mão. E gosto ainda mais quando é acompanhado por uma taça vinho tinto ou cálice de vinho do Porto.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade