PUBLICIDADE

Olha o arroz branco de festa!!!! Viva 2022

Arroz branco para a festa do ano novo

30 dez 2021 14h33
| atualizado em 1/1/2022 às 13h16
ver comentários
Publicidade

Vamos brindar ao novo ano com um arroz branco de festa! Espero que goste da sugestão porque desde a antiguidade arroz é sinônimo de fertilidade, prosperidade e fartura à mesa. E, é por isso, por exemplo, que se jogava arroz nos noivos recém-casados quando saiam da igreja.

Arroz branco de festa para a virada do ano
Arroz branco de festa para a virada do ano
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Pela mesma razão, nas religiões de matriz africana, oferece-se um prato de arroz para algumas de suas divindades. E, de acordo com o ritual afro-brasileiro, comida é uma forma representação da natureza, e faz parte desse relacionamento espiritual. Cada uma dessas divindades tem os seus pratos prediletos, relacionados com suas histórias.

E, nada melhor do que preparar um prato de arroz branco de festa para começar o ano se ofertando e a todos em sua casa muita fartura no amor, e na vida. Nas cidades do litoral brasileiro homenageia-se a Iemanjá, a rainha do mar, na madrugada do dia 31 de dezembro para primeiro de janeiro.

Iemanjá e também Oxalá, que é a divindade da riqueza espiritual e da felicidade, estão associados a uma visão positiva e mais doce da vida. E por isso,  recomendo enfeitar o arroz com um fio de mel. O doce do mel é uma representação de um futuro melhor.

A receita de arroz a seguir é fácil de fazer. Para saber a quantidade correta de arroz a ser preparada calcule tres colheres de sopa cheias por pessoa. Deve sobrar um pouco. O sabor doce do mel completa bem tanto com carnes, aves e peixes. Esse arroz fica delicioso com um peixinho frito e molho de pimenta.

Receita

Porções: 6 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes:

  • 1 e 1/ 2 xícaras de arroz agulhinha
  • 3 xícaras de água fervendo
  • 1 e 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 folha de louro

Instruções:

  • Para entender as quantidades de arroz - uma pessoa come 3 colheres de sopa de arroz cru - 90 gramas ou 1 / 4 de xícara. Assim, por exemplo, para 8 pessoas prepare 2 xícaras de arroz.
  • Para entender a quantidade de água - utilize pelo menos o dobro da quantidade utilizada de arroz. Assim para fazer 1 e 1 / 2 xícara de arroz use 3 xícaras de água.
  • O arroz branco é preparado sem refogar. Ferva a água indicada na receita, tempere com sal e com a folha de louro. Acrescente o arroz. Cozinhe o arroz com a panela tampada até a água evaporar. Prove o arroz uma ou duas vezes, se já estiver firme, escorra-o em uma peneira como macarrão. Sacuda-o bem para soltar a água, e devolva-o à panela. Guarde-o tampado.
  • Na hora de servir, arrume o arroz com se fosse uma montanha no meio de um prato de festa, se quiser espalhe alguns grãos de romã ou algumas passas. Coloque um potinho com mel ao lado  para cada convidado adoçar um pouco a sua porção já servida.
  •  

Notas

Se estiver em dúvida sobre a quantidade correta de água para fazer o arroz, apenas cozinhe os grão como se fosse macarrão. Utilize bastante água salgada e quando os grãos estiverem al dente - ainda firmes, escorra em uma peneira. Em seguida retorne o arroz para a panela e tampe.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade