PUBLICIDADE

Manga com coco ralado fresco

Manga com coco ralado fresco para refrescar

22 jun 2021 13h41
| atualizado em 3/8/2021 às 13h53
ver comentários
Publicidade

Uma simples fatia de manga com coco ralado fresco polvilhado por cima é uma sobremesa que além de leve e deliciosa.  Sirva-a mesmo em dia frios, especialmente depois de um almoço mais consistente. Pratos como a feijoada e a rabada combinam bem com esse tipo de sobremesa - uma fruta doce cortada em fatias, e ainda polvilhada com coco ralado fresco. As laranjas também combinam bem com o coco. Muitas outras frutas dedes que bem suculentas como o melão e a melancia também podem ser casadas com o coco ralado.

Manga com coco ralado
Manga com coco ralado
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

É preciso, no entanto, usar o coco ralado fresco. Desse que se encontra nas feiras, ralado na hora da compra. De nada serve polvilhar com o coco seco por cima de uma fruta - ele empapa, mas não tem o sabor necessário para tornar o sabor da sobremesa mais interessante.

Esse tipo de sobremesa fica muito gostoso servido com um licor como o Sambuca - de anis, bem gelado.

Um pouco de história - O coco e a manga são frutas que chegaram ao Brasil em um intercâmbio entre países. Os coqueiros foram trazidos para o Brasil no século XVI vindos dos países asiáticos. Rapidamente se espalharam pelo litoral brasileiro.  As mangas tambeem chegaram ao Brasil mais ou menos ao mesmo tempo que os coqueiros. Os portugueses trouxeram diversas espécies de frutas e vegetais para o país para incentivar a agro-indústria do período colonial.

Receita

Porções: 4 pessoas

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

  • 2 mangas haden ou rosa bem grandes
  • 1 saquinho de coco ralado fresco comprado na feira - aproximadamente 400 gramas
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de canela
  • 1 colher de sobremesa de açúcar, apenas se a fruta não estiver bem doce

Instruções:

  • Guarde as mangas lavadas e o saquinho de coco ralado por algumas horas na geladeira. Um pouco antes de servir descasque e corte as mangas em fatias grossas e divida em quatro potinhos ou quatro pratos, polvilhe com uma colher de sopa de coco ralado por cima. Algumas vezes, logo antes de levar a sobremesa para a mesa, eu arrumo as fatias sobre uma tábua de madeira, em seguida polvilho com o sal, a canela, e o açúcar - se for necessário. Por último, eu cubro com bastante coco ralado a gosto.
  • Recomendo usar maior quantidade de coco ralado com frutas como o melão.
Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade